Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Carolina Cerqueira
Publicado em 12 de janeiro de 2025 às 17:55
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, esteve em Benin, na África Ocidental, onde se reuniu com o ministro de Relações Exteriores do país para discutir a revitalização da Casa do Benin, que fica no Centro Histórico de Salvador. O encontro aconteceu no sábado (11).
Bruno Reis e Olushegun Bakari conversaram sobre políticas para ampliar as relações entre a capital baiana e a nação africana, principalmente, no afroturismo.
“Combinamos os detalhes para revitalizar e construir em parceria uma nova Casa do Benin. O que existe hoje será completamente restaurado, requalificado e renovado. O espaço fica no Centro Histórico, no coração da nossa cidade, e as pessoas do mundo todo quando visitam Salvador acabam conhecendo também a história do Benin”, destacou Bruno após a reunião em Cotonou, maior cidade do país africano.
A Casa do Benin é mantida pela Prefeitura e representa a relação ancestral entre os povos beninense e soteropolitano. O atual Benin foi a região de origem da maior parte das pessoas escravizadas trazidas ao Brasil, especialmente, à Bahia.
Além disso, os gestores conversaram sobre formas de expandir as fronteiras de Salvador para o continente africano. “Estamos programando para o mês de março um road show, aqui em Cotonou e em Ouidah, para trazer empresários e representantes do trade turístico de Salvador e assim apresentar a nossa cidade. Com isso, esperamos que possam surgir oportunidades de negócios em comum para fortalecer as nossas relações econômicas”, completou Bruno Reis.