Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Cartão clonado: dupla é presa por desviar mais de R$ 500 mil na Bahia

Todos os envolvidos identificados foram indiciados por furto qualificado mediante fraude, estelionato, associação criminosa e receptação

  • Foto do(a) author(a) Esther Morais
  • Esther Morais

Publicado em 22 de janeiro de 2025 às 12:35

Polícia Civil desarticula quadrilha que aplicava golpes com cartões clonados Crédito: Ascom/PCBA

Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos e duas pessoas presas em flagrante na terça-feira (21), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, pela Polícia Civil. Os alvos estão envolvidos em diversos golpes com cartões clonados, praticados contra empresas do comércio varejista daquela região. Os prejuízos causados pelos criminosos ultrapassam a quantia de R$ 500 mil.

Segundo a corporação, reconhecimento por fotografias e vídeos colaboraram para a identificação de seis suspeitos. As investigações apontaram que o grupo clonava cartões de crédito e débito de várias vítimas em diversos estados, além de subtrair valores de contas bancárias.

O titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista, delegado Odilson Pereira Silva, informou que foram identificados pelo menos quatro núcleos distintos na quadrilha. O primeiro é responsável por coletar informações de funcionários de bancos e empresas sobre senhas, saldos e movimentações financeiras de pessoas físicas e jurídicas, além de facilitar as compras.

O segundo núcleo falsifica os cartões e links. O terceiro aplica os golpes propriamente ditos, comprando em empresas do ramo varejista, muitas vezes com a participação de funcionários. Já o quarto núcleo é composto por receptadores que compram os produtos por um preço abaixo do mercado. 

Uma pistola calibre 380, um carro com restrição de furto, três notebooks, um computador, oito celulares, três pendrives, 11 cartões bancários e uma máquina de cartão foram apreendidos durante o cumprimento dos mandados.

Todos os envolvidos identificados foram indiciados por furto qualificado mediante fraude, estelionato, associação criminosa e receptação. Os flagranteados foram submetidos aos exames de praxe e permanecem à disposição da Justiça.