Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Tharsila Prates
Publicado em 25 de março de 2025 às 23:12
Paulista da cidade de Dobrada, o cardeal Dom Sergio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, será homenageado com o Título de Cidadão Baiano em uma Sessão Especial no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta quinta-feira (27), às 10h.
A homenagem, proposta pelo deputado estadual Alex da Piatã, reconhece a dedicação de Dom Sergio à Igreja na Bahia e seu compromisso pastoral com o povo baiano. Desde que assumiu a Arquidiocese de Salvador, o Cardeal tem incentivado ações de evangelização, caridade e fortalecimento da fé.
Dom Sergio da Rocha foi empossado como Arcebispo de Salvador em de junho de 2020. Nascido em Dobrada (SP) em 21 de outubro de 1959, foi ordenado sacerdote em 14 de dezembro de 1984 na Diocese de São Carlos, também em São Paulo. Posteriormente, Dom Sergio obteve mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutorado pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Sua trajetória episcopal iniciou-se em 2001 como bispo auxiliar de Fortaleza. Em 2007, tornou-se arcebispo coadjutor de Teresina, assumindo plenamente a arquidiocese em 2008. Em 2011, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Brasília, cargo que ocupou até sua nomeação para Salvador em 2020. Durante sua gestão em Brasília, foi criado cardeal pelo Papa Francisco em 19 de novembro de 2016. Além disso, presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 2015 a 2019.
A Câmara Municipal de Salvador já havia concedido o Título de Cidadão Soteropolitano ao Cardeal em 25 de maio de 2023.