Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Cardeal 'baiano' candidato a papa embarca para o Vaticano

Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador, vai participar do conclave, que deve começar dia 6 de maio

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 23 de abril de 2025 às 07:36

Dom Sergio da Rocha se tornou cardeal em 2016
Dom Sergio da Rocha se tornou cardeal em 2016 Crédito: Reprodução/TV Bahia

Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, viajou para o Vaticano, na noite de terça-feira (22). O cardeal, que recebeu o título de cidadão baiano no mês passado, é um dos sete brasileiros aptos a participar do conclave, votação que irá definir o novo pontífice. O religioso também vai acompanhar o funeral do papa. A cerimônia foi iniciada nesta quarta-feira (23), com a chegada do corpo à Basílica de São Pedro

O arcebispo de Salvador chegou ao Aeroporto Internacional de Salvador por volta das 21h30, acompanhado de representantes da Arquidiocese. Dom Sergio atendeu fiéis, que pediram fotos. 

O religioso foi nomeado membro da Congregação para os Bispos pelo Papa Francisco. A congregação é um dos principais órgãos da Cúria Romana, responsável pela criação das dioceses e nomeação de bispos. Natural de Dobrada (SP), Dom Sergio virou cardeal pelas mãos do Papa Francisco, em 2016. Antes de chegar a Salvador, foi arcebispo em Teresina e Brasília.

Em coletiva de imprensa realizada após a morte do papa Francisco, na segunda-feira (21), Dom Sergio falou sobre a possibilidade de ser o novo papa. “Nós vamos ter esse momento em que toda a Igreja será convidada a rezar pela eleição do futuro papa. Quanto às especulações [sobre a viabilidade de ser o novo papa], elas sempre existem, mas nós sabemos que o Espírito Santo sempre surpreende a Igreja. Nos últimos conclaves, tivemos surpresas”, disse. 

Dom Sergio da Rocha ressaltou que, agora, a prioridade é orar pelo papa Francisco. “Nesse momento, eu creio que o mais importante é a oração pelo Papa, é continuarmos unidos como igreja e, claro, quando chegar o momento, rezar ainda mais pela Igreja e pela eleição do papa”, disse.

Novo papa? 

Dom Sergio da Rocha, aparece em listagens de jornais italianos como um nome possível para a sucessão do Papa Francisco. Apesar de figurar nas listas de veículos como Blitz Quotidiano e Il Tirreno, o Arcebispo de Salvador é um dos cerca de 136 nomes elegíveis para o cargo de pontífice. O Il Tirreno acredita, inclusive, que as chances de que outro latino-americano seja eleito papa, justamente depois de Francisco, sejam baixas. Entretanto, o Dom Sergio ainda aparece nas listagens especulativas.