Capitania dos Portos emite recomendações para navegação na Procissão de Iemanjá
A tradicional procissão acontece nesta sexta-feira (2), no Rio Vermelho
Da Redação
Publicado em 1 de fevereiro de 2024 às 11:22
A tradicional Procissão Marítima de Iemanjá acontece nesta sexta-feira (2), no Rio Vermelho, Crédito: Divulgação
A tradicional Procissão Marítima de Iemanjá acontece nesta sexta-feira (2), no Rio Vermelho, reunindo uma multidão de fiéis e admiradores. Para quem deseja acompanhar o cortejo, a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) emitiu recomendações a serem seguidas para manter a segurança dos navegantes durante a celebração.
A procissão terá início a partir das 13h, na Praia do Rio Vermelho. As embarcações navegarão perpendicularmente à costa até atingir a distância aproximada de 3 Km da praia, local onde as oferendas serão lançadas ao mar.
Confira as recomendações da CPBA para os navegantes:
Não é permitido navegar dentro do perímetro de segurança estabelecido pelas lanchas da CPBA em torno das embarcações que transportarão as oferendas para Iemanjá.
Somente poderão participar do cortejo embarcações habilitadas para operar em mar aberto ou que possuam material exigido para operar na área de navegação interior tipo 2;
A quantidade de pessoas a bordo deve obedecer à lotação estabelecida no Título de Inscrição da Embarcação (TIE) da embarcação;
As embarcações deverão dispor de coletes e boias salva-vidas;
As embarcações deverão ser conduzidas por pessoas devidamente habilitadas pela Marinha do Brasil, que não devem ingerir bebidas alcoólicas e deverão estar atentos à presença de banhistas nas proximidades da praia;
Nenhuma embarcação poderá navegar em rumo oposto ao rumo do cortejo;
Deverá ser obedecido ao tráfego em baixa velocidade;
Caso haja necessidade, deverá ser prestado auxílio às outras embarcações, a menos que represente perigo para si ou para outrem;
As embarcações não podem impedir o acesso à praia do Rio Vermelho;
É proibido o mergulho no mar durante o cortejo e no momento de entrega da oferenda.
Segurança da navegação na procissão
Durante o evento, a Marinha do Brasil, por meio da CPBA, utilizará quatro embarcações e duas motos aquáticas para garantir a segurança da navegação.
Haverá, ainda, equipes da CPBA fiscalizando embarcações em todos os terminais de transporte de passageiros. No total, será empregado um efetivo de 100 militares, entre equipes distribuídas em terra e no mar.
Militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador e o Aviso de Patrulha (AviPa) “Dourado”, subordinado ao Comando do 2º Distrito Naval, reforçarão a segurança.
Junte-se à nossa comunidade de leitores comprometidos com o jornalismo local de qualidade.
Assine agora,
apoie nossa equipe premiada e tenha acesso a análises exclusivas. Faça parte do melhor do jornalismo baiano!