Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Candidato pode aumentar em até 200 pontos a nota final com revisão estratégica

Método consiste em estudo de tópicos mais cobrados no exame

  • Foto do(a) author(a) Larissa Almeida
  • Larissa Almeida

Publicado em 8 de novembro de 2024 às 06:00

Cadernos do Enem
Cadernos do Enem Crédito: Shutterstock

Os estudantes que não foram tão bem quanto gostariam no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm a chance de virar o jogo neste domingo (10). Isso porque, se obtiverem um bom desempenho na resolução das questões de Matemática e Ciências da Natureza, eles podem conseguir aumentar em até 200 pontos a nota final do exame. Para que isso ocorra, é preciso usar os dias que restam até a prova para fazer revisões estratégicas, conforme afirmam os especialistas ouvidos pela reportagem.

“É possível, sim, ter uma melhora na nota e uma revisão estratégica é sempre muito importante. Ela deve ser direcionada com assuntos, tópicos e conceitos que o aluno tem maior dificuldade e identifica mais lacunas. Eu costumo orientar que os alunos façam um registro ao longo do ano [para que possam consultar], resolução de exercícios e provas anteriores”, diz Sandro Vimer, coordenador pedagógico do Poliedro Curso.

A revisão estratégica é altamente recomendada pelos professores porque o Enem costuma manter um padrão de provas. Apesar disso, não há apenas um jeito de fazê-la, já que cada professor tem um método. No caso de Benício Fagundes, professor de Matemática da Land School Federação, o conselho é fazer uma revisão centrada nos assuntos que são mais cobrados nas provas do Enem.

“É importante ver a forma com que os assuntos são abordados, quais os tópicos que precisam ser solucionados primeiro para ganhar tempo, ver estratégias de resoluções de cálculo para Matemática. São técnicas que vão lapidar a execução da resolução de questões para o domingo”, afirma.

Rodrigo Santana, que também dá aulas na Land School Federação, segue uma linha semelhante à de Benício, mas com atenção também à teoria. “Além de treinar questões, é bom que o aluno reveja a parte teórica, porque alguns conteúdos têm fórmulas bem específicas”, aponta.

Para não haver surpresas, o professor Eric Barretto, que leciona no curso Os Aprovados, recomenda que os alunos não deixem de revisar os assuntos mais corriqueiros. “É preciso entender bem estatística, leitura e interpretação de gráficos, operações básicas, proporção e volume de sólidos. Afinal, não adianta estudar aquilo que cai bem menos estatisticamente”, finaliza.