Câmeras são analisadas para identificar autores de ataque em Sussuarana

Policiamento está reforçado na região, nesta sexta-feira (28)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de julho de 2023 às 10:07

Policiamento reforçado na região de Sussuarana
Policiamento reforçado na região de Sussuarana Crédito: Divulgação/SSP

Câmeras do bairro de Sussuarana serão analisadas para auxiliar na identificação dos autores do ataque a um ônibus na manhã desta sexta-feira (28). Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), equipes da Polícia Civil e do Batalhão Gêmeos também fazem buscas para identificar e prender os suspeitos.

O policiamento no bairro de Sussuarana foi reforçado por equipes da Rondesp/Central e da 48ª Companhia Independente da Polícia Militar e do Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos em Coletivos Gêmeos para garantir a rotina dos moradores da região.

“As primeiras informações colhidas dão conta de que uma dupla de homens parou o coletivo, retirou os passageiros e ateou fogo", disse o comandante de Policiamento Regional da Capital/Central, coronel Sérgio Simões.

Ainda segundo ele, nada foi levado das vítimas, que não tiveram ferimentos físicos. A região também receberá o envio de tropas especializadas.

Também na manhã desta sexta-feira, um micro-ônibus foi apedrejado, por volta das 6h. Segundo o coronel Simões, o vandalismo foi motivado por um desentendimento entre dois motoristas e que o evento não tem relação com a ação anterior.

Ataque

Moradores, que preferem não se identificar, relataram à reportagem que criminosos interceptaram os veículos e ordenaram que passageiros e rodoviários saíssem. Apesar disso, quem mora na região não sabe informar quantos homens foram responsáveis pela ação.

"Eu ouvi o barulho deles mandando o pessoal descer dizendo que iam queimar tudo. Na hora que ouvi isso, nem coloquei a cara para fora. Como minha casa não fica em cima de onde eles estavam, fiquei na minha. Quando parou o barulho e botei a cara para fora, o ônibus estava pegando fogo e as chamas batendo no fio", diz.

Outra moradora conta que os bandidos estavam com armas em punho durante a ação. "Quantos eu não sei, mas vi que eles estavam todos armados. Vi pelo menos dois, mas não fiquei na janela por medo mesmo, vai que rola tiro e, numa dessa, me acerta. Porém, foi daquele jeito de sempre que eles fazem aqui, agressivos e rápidos", explica a moradora.

Em nota, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) destacou que ninguém ficou ferido durante a ação e confirmou que dois homens foram os responsáveis pelo ataque. "Segundo relato dos rodoviários, dois homens em um veículo, de cor prata, desembarcaram e mandaram que todos descessem, ateando fogo no ônibus em seguida. A Polícia Civil já investiga o ocorrido", escreve a PM-BA.

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que um coletivo da linha 0518 - CAB/Sussuarana x Engenho Velho de Brotas, passava pela Av. Ulysses Guimarães por volta de 5h30, quando foi interceptado por criminosos que incendiaram o coletivo. A OTTRANS foi acionada para retirar o veículo do local.

O segundo veículo vandalizado faz parte do Subsistema de Transporte Especial Complementar (STEC)) que faz a linha 207 - Itapuã x Narandiba. O veículo ficou danificado em várias partes e foi recolhido para a garagem.

Escolas suspendem aulas

Por causa do ataque, ao menos 920 estudantes de instituições de ensino localizadas na região do bairro de Sussuarana estão sem aula. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), a suspensão provisória acontece em oito escolas da rede de ensino da capital.

Ainda segundo a pasta, o retorno das atividades no turno vespertino vai depender da situação de segurança do bairro.