Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Maysa Polcri
Carol Neves
Publicado em 27 de novembro de 2024 às 13:04
O prefeito Bruno Reis falou nesta quarta-feira (27) da situação das chuvas na cidade, acompanhando a situação em Saramandaia, onde um homem morreu num deslizamento. Uma segunda situação de resgate continua no bairro, para resgatar três pessoas que ficaram soterradas. "Estamos lamentando a perda de um irmão soteropolitano por conta das chuvas", disse Bruno no início da tarde.
Saramandaia teve duas situações de deslizamento nessa manhã. Um homem morreu na Praça da baleia. Na região da Horte, quatro ficaram soterradas, mas uma criança de 6 anos, Heitor, já foi socorrido com vida e levado de helicóptero para o Hospital do Subúrbio. As buscas continuam pelas outras três pessoas.
Bruno destacou que o local foi o que teve mais chuvas em Salvador essa semana. "Aqui em Saramandaia, essa foi a região da cidade que mais choveu nos últimos cinco dias. Já chegamos a 335 m (de chuva). Era previsto para o mês todo de novembro, 111 mm, portanto três vezes mais", lamentou. "As equipes vão retirar os escombros e as busca vão continuar".
Bruno afirmou que a prefeitura vai dar todo apoio aos moradores da área. "Todas as famílias aqui serão assistidas, a gente já preparou duas escolas no bairro para servir de abrigo provisório, depois ir para o aluguel social. Essa área aqui vai necessitar de uma grande intervenção de engenharia. Hoje a prefeitura tem mapeada todas as áreas de risco da cidade, contratamos um sistema por mais de R$ 4 milhões que identificou as soluções de engenharia para cada área. Aqui por exemplo tinha um valor de R$ 11 milhões, a solução cortina tirantada", explicou. "Agora é fazer uma obra definitiva, de contenção, já temos ela parametrizada e agora é efetivar".
Ele destacou ainda que o mês de novembro tem tido mais chuva esse ano. "A cidade tem muitas áreas de risco. Nos últimos anos protegemos 535 áreas, nunca se investiu tanto na proteção de encostas nessa cidade como nós fizemos. Estávamos há quatro anos sem perder ninguém pras chuvas, mas infelizmente nessa manhã, diante de tanta chuva, num mês que não é de chuva, uma chuva três vezes acima da média, muita chuva ao mesmo tempo, o acúmulo, o talude não resistiu e infelizmente tivemos um óbito. Esperamos que os outros três possam sair daqui com vida", acrescentou.