Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Wendel de Novais
Publicado em 29 de maio de 2024 às 15:00
Os blogueiros sequestrados e resgatados pela polícia na terça-feira (28) em Monte Gordo, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ficaram sete horas no cativeiro para onde foram levados. Ao todo, quatro jovens foram tirados de uma residência e levados para a zona rural da região, em uma localidade como conhecida Itaipú, por pelo menos uma dezena de homens. Entre o registro do caso, na madrugada, e o resgate por agentes da Polícia Militar (PM), as vítimas passaram horas com os suspeitos.
“Os jovens foram retirados da casa às 3h40 e só foram encontrados às 10h40. A informação é que pelo menos 10 homens entraram na casa e tiraram eles de lá. Como os criminosos só tinham quatro motocicletas, não poderiam levar todos os oito que estavam lá e pegaram os quatro. Eles foram amarrados com cabos e permaneceram assim até serem encontrados pelos agentes na área de mata”, conta uma fonte policial, que prefere não se identificar e nem revelar o cargo.
Outros quatro rapazes que ficaram na casa também teriam sido amarrados. Quando um deles foi liberado pelos criminosos, foi direto à 33ª Delegacia Territorial de Camaçari, em Monte Gordo. A reportagem localizou apenas uma das vítimas, que estava na casa e não foi levada pelos bandidos, mas o blogueiro em questão, que tem mais de 150 mil seguidores, não respondeu às mensagens.
Sem confirmar detalhes de horário, a Polícia Militar informou que agentes da 59ª Companhia Independente da PM foram acionados para averiguar um sequestro que ocorreu na Rua Barreto, em um imóvel próximo à Subestação da Neoenergia Coelba de Monte Gordo. As ações de busca contaram com apoio da Rondesp e resultaram na localização de quatro motocicletas usadas no sequestro e uma mochila pertencente a uma das vítimas.
“As motos foram abandonadas em uma propriedade e, por isso, o dono foi ouvido. As investigações seguem para, além de localizar os suspeitos, apurar qual a motivação do sequestro já que não houve um pedido de resgate e nenhum dos blogueiros foi obrigado a fazer PIX ou transferência bancária, o que se pode imaginar em casos assim”, explica a fonte da polícia.
Questionado sobre a recorrência de sequestros em casas de veraneio em Monte Gordo, o policial respondeu, entretanto, que casos do tipo são incomuns. Na ação, além de sequestrarem os blogueiros, os suspeitos levaram celulares, notebooks e tablets do local. Esses itens e os criminosos ainda não foram encontrados pela polícia.