Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Biologia foi a parte mais difícil: confira gabaritos do segundo dia de prova do Enem

Os participantes realizaram provas de ciências da natureza e matemática neste domingo (12)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2023 às 20:17

Prova de Redação é uma das mais temidas do Enem
Prova de Redação é uma das mais temidas do Enem Crédito: Shutterstock

O grupo Bernoulli Educação divulgou os gabaritos com as correções do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado neste domingo (12). Os estudantes responderam questões de ciências da natureza e matemática. Segundo o Ministério da Educação, a abstenção para o segundo dia de prova foi de 32% em todo o país. No primeiro dia, realizada em 5 de novembro, foi de 28,1%.

Para César Costa, coordenador do grupo Bernoulli, mesmo que a prova tenha sido colorida, na edição deste domingo houve um baixo uso de cores, principalmente nas questões de gráfico e de imagens.

Ainda de acordo com Costa, as provas de física e matemática foram consideradas de baixa exigência. "Foram muitas questões da parte de ondas, de ondulatória, e também com uma baixa incidência de elétrica e magnetismo, que são temas frequentes na prova geralmente", disse.

A parte da prova que abordou química foi considerada "previsível" e "dentro dos padrões esperados" para os professores. Já as questões de biologia foram a parte mais difícil da prova e exigiu mais dos alunos. "Uma prova que teve um caráter mais conteudista, que realmente valorizava esse aluno que estuda mais, que tem um empenho maior. A ausência de temas como evolução em genética, que são temas recorrentes, dessa vez não caiu, e com o presente de temas como vacinas, ciclo do litrogênio e outros temas mais comuns também na prova", concluiu César Costa.