Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Veja como fazer caruru e vatapá em casa

Especialistas na iguaria dão dicas de como preparar a melhor comida baiana

  • Foto do(a) author(a) Larissa Almeida
  • Larissa Almeida

Publicado em 16 de abril de 2025 às 06:00

O  caruru de São Cosme e Damião foi declarado patrimônio imaterial da Bahia pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC)
Comida baiana Crédito: Divulgação

Na Bahia, a sexta-feira da Semana Santa poderia ser facilmente chamada de sexta-feira da comida baiana, já que o prato é indispensável na mesa dos baianos nessa data. Embora a maioria goste de se deliciar no dendê, não são todos que sabem fazer o alimento. Além do tempo de preparo ser maior do que a maior parte dos pratos do dia a dia, há quem acredite que nenhum caruru é melhor do que aquele feito pelas matriarcas da família, que detêm os segredos para transformar o quiabo em iguaria. Mas, afinal, existe bicho de sete cabeças para fazer o caruru e vatapá?

De acordo com a cozinheira Ana Cláudia Santana, não há dificuldade. Ela, que aprendeu a cozinhar com a mãe, Zuleide Santana, soube desde cedo o segredo dos temperos que adiciona à comida baiana do Restaurante Sabor da Zu e garante que não é preciso nada além de uma boa curadoria dos ingredientes.

“Uma boa comida baiana tem que ter o produto certo. O camarão ideal, por exemplo, é o defumado. Tem que ter um bom azeite e leite de coco natural, que dá toda a diferença no vatapá. Esse, inclusive, tem que ser feito com pão. Vale também testar outras especiarias, que podem dar uma melhoria no prato”, aconselha.

Maria das Graças Pereira, 69 anos, que administra o restaurante D’Maria Empadas & Comida Baiana no iFood, faz coro à necessidade de escolher bem os ingredientes. Ela afirma que costuma fazer o caruru com camarão e azeite vindos do Sul da Bahia, onde adquire produtos de maior qualidade. “A qualidade do azeite é muito importante, porque ele pode pôr a comida toda a perder se não for bom. O mesmo vale para o quiabo, que costumo comprar na Feira de São Joaquim ou de Itapuã”, conta.

Para preparar o vatapá, também é preciso escolher pão dormido há pelo menos dois dias, mas que não apresente nenhum sinal de ação de fungos. O amendoim e a castanha também precisam ser devidamente selecionados, devendo ser torrados para adicionar à comida baiana.

Confira a receita do caruru e vatapá:

Caruru:

1. Gengibre (1 colher de sopa ralada)

2. ⁠Pimenta doce (1 picada)

3. Cebola (uma unidade) 

4. ⁠Amendoim (1/2 xícara moído)

5. ⁠Camarão seco defumado (1/2 xícara) 

6. ⁠Coentro (1/4 de xícara)

7. ⁠Sal da casa

8. ⁠Azeite de dendê (1/3 de xícara)

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça um pouco do azeite de dendê e refogue a cebola até que fique dourada. Acrescente o gengibre ralado e a pimenta doce picada, mexendo bem até que liberem seus aromas. Adicione o camarão seco defumado e deixe fritar um pouco, mexendo para não queimar. Em seguida, incorpore o amendoim moído, misturando bem para que ajude a engrossar o caruru. Adicione o sal os poucos, a gosto. Acrescente o coentro fresco picado e finalize com mais um fio generoso de azeite de dendê. Cozinhe, mexendo sempre, até obter uma consistência cremosa e bem incorporada.

Vatapá:

1. Amendoim/castanha (1 xícara) 

2. ⁠Camarão seco defumado (1 xícara)

3. ⁠Coentro (1 maço) 

4. ⁠Leite de coco natural (1 litro)

5. ⁠Gengibre (1 pedaço pequeno)

6. ⁠ Pimenta doce (uma unidade)

7. ⁠Azeite (1/2 xícara)

8. ⁠Sal da casa

9. ⁠Cebola (2 unidades)

Modo de preparo:

Comece triturando o amendoim até obter uma farofa fina. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite de dendê e refogue a cebola picada até que fique transparente. Adicione o gengibre ralado e a pimenta doce picada, refogando por alguns minutos para liberar os aromas.

Incorpore o camarão seco defumado ao refogado, mexendo bem para combinar os sabores. Acrescente a farofa de amendoim, misturando para que os ingredientes se integrem. Despeje o leite de coco natural aos poucos, mexendo constantemente para evitar que empelote. Cozinhe em fogo médio-baixo, mexendo sempre, até que a mistura engrosse e atinja uma consistência cremosa.

Adicione o coentro fresco picado e ajuste o sal conforme o seu gosto. Continue mexendo até que o vatapá atinja a textura desejada. Sirva quente, acompanhado de arroz branco, acarajé ou como preferir.