Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Bicentenário do 2 de Julho é reverenciado com lançamento livros sobre a Independência do Brasil

Evento acontece a partir das 17h, no foyer do IGHB, no Largo da Piedade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2023 às 10:59

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia Crédito: Divulgação

O bicentenário do 2 de Julho será reverenciado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), nesta quarta-feira (22), a partir das 17h, no foyer do IGHB, no Largo da Piedade. O evento conta com a coleção de sete livros sobre a consolidação da Independência do Brasil e o lançamento do livro “Escritos sobre o 2 de Julho – Memória e Política”, fruto de uma pesquisa conduzida por historiadores do Departamento de Pesquisa e da Coordenação do Memorial do Legislativo.

A Coleção Bicentenário do 2 de Julho reúne, nos sete volumes, uma série de artigos, documentos, biografias, conferências, pesquisas e o que de mais relevante e expressivo tem sido publicado a respeito da guerra travada na Bahia para assegurar a Independência. Integram a coleção os livros “Cartas de Dom Pedro (Príncipe Regente do Brasil) a Seu Pai D. João VI (1821-1822)”, “A Obra da Bahia na Independência Nacional”, “A Batalha de Pirajá”, “A Bahia nas Cortes de Lisboa”, “Recordações Patrióticas”, “As Façanhas de João de Botas”, “Aspectos do 2 de Julho”, “Ensaio Histórico Sobre a Independência” e “Casa da Bahia”.

“Enfeixamos, nas sete publicações que compõem esta coleção, trabalhos que apresentam colaborações diversas, feitas em épocas distintas por grandes nomes de nossa historiografia”, observam os presidentes das duas instituições. Com algumas exceções, os autores desses textos estiveram ligados de alguma forma ao IGHB em seus 129 anos de existência.

Segundo o jornalista Sérgio Mattos, diretor de publicações do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o conteúdo reunido na coleção “preserva a memória histórica e coletiva e nos transmite o verdadeiro sentido de identidade de nosso povo, mantendo vivas as nossas tradições”.