Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Barra-Ondina terá rede elétrica exclusiva e reforçada

Confira dicas de segurança nos circuitos da folia

  • Foto do(a) author(a) Donaldson Gomes
  • Donaldson Gomes

Publicado em 13 de fevereiro de 2025 às 05:00

Carlinhos Brown será o embaixador da segurança no sistema elétrico Crédito: Divulgação

Numa das principais novidades em relação à infraestrutura para o Carnaval deste ano, o circuito Barra-Ondina terá uma rede elétrica exclusiva. A rede tem 2,2 quilômetros de extensão e, no trecho da Av. Oceânica, é totalmente subterrânea, o que diminui a possibilidade de interferências externas. O novo sistema também permite que haja maior flexibilidade operacional, com mais possibilidades de transferência de carga e normalização do fornecimento em tempo reduzido.

O sistema elétrico que leva a energia para o Carnaval de Salvador foi reforçado pela Neoenergia Coelba, com investimento superior a R$ 12 milhões. A distribuidora concluiu obras estruturantes e manutenções preventivas nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha, além de garantir um esquema especial de equipes durante os dias de folia. Outra novidade para o Carnaval de 2025 é a parceria com Carlinhos Brown para conscientizar a população sobre a segurança com a rede elétrica. As informações foram divulgadas em evento realizado nesta quarta-feira (12).

A distribuidora também substituiu cerca de 13 quilômetros de fiação e instalou mais de 160 novos postes e transformadores nos circuitos. Toda a rede elétrica da Av. Almirante Marques de Leão, por exemplo, foi substituída pelos novos equipamentos reforçados.

Para garantir o pleno funcionamento do sistema elétrico, os profissionais da Neoenergia Coelba percorreram 350 km da rede para inspecionar os circuitos e realizaram mais de 1.300 podas de árvores. Para prevenir o furto de cabos, principalmente nos circuitos Osmar e Batatinha, mais de 40 equipamentos foram blindados.

“Desde 2024 estivemos comprometidos com a entrega de importantes obras que reforçaram o sistema elétrico dos circuitos do Carnaval”, destaca o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth.

Segurança

Um dos maiores nomes da música brasileira, Carlinhos Brown será o embaixador da Neoenergia para conscientizar a população sobre a segurança com a rede elétrica durante o Carnaval. O artista gravou uma música com os cuidados que devem ser adotados com a rede elétrica para evitar acidentes.

A campanha para educar a população tem também uma parceria com a Timbalada que vai entoar um jingle, cujo refrão é “não deixe o baixo astral acabar sua energia”, e será entoado no desfile do trio no sábado (2), com a participação de Brown.

“Música é conexão. O jingle cria uma sintonia com um refrão marcante para que todo mundo fique atento à segurança da rede elétrica. Essa é a mensagem cheia de energia que queremos passar para as pessoas durante e depois do carnaval”, conta Carlinhos Brown.

Além de Carlinhos Brown, o primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê, também irá reforçar a mensagem de segurança para a população. As mensagens com as orientações sobre o uso seguro da rede elétrica serão entoadas durante os eventos do Mais Belo dos Belos.

Cuidado com serpentinas

A serpentina metálica é um condutor de energia e pode causar acidentes graves caso seja arremessada contra fios de energia. No lançador dos trios elétricos, a serpentina pode alcançar até oito metros e atingir a rede elétrica. Para evitar esse risco, no final do ano passado, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado um projeto de lei que proíbe a venda ou uso de serpentinas metalizadas. O projeto aguarda apenas a promulgação pela ALBA para que entre em vigor.