Baleias são avistadas próximo a pescadores na Baía de Todos-os-Santos

Temporada de observação das baleias jubarte em Salvador só começa, oficialmente, em julho

  • Foto do(a) author(a) Alô Alô Bahia
  • Alô Alô Bahia

Publicado em 21 de junho de 2024 às 15:09

Baleia em Salvador
Baleiaem Salvador Crédito: Reprodução / Fernando Antonio

Elas realmente chegaram! Baleias jubarte foram avistadas na manhã desta sexta-feira (21) em Salvador. Em vídeos enviados à reportagem, é possível ver os animais nadando na Baía de Todos-os-Santos, próximos a trechos famosos na cidade, como Yatch Club e Porto da Barra.

Em um dos vídeos, feito pelo diretor de Turismo da cidade de Salvador, Gegê Magalhães Pinto, pelo menos duas baleias nadam próximo a uma barco de pescadores. Além de borrifadas, o registro mostra os animais marinhos colocando a nadadeira caudal para fora d’água.

A temporada de observação das baleias jubarte em Salvador só começa, oficialmente, em julho, seguindo até o final de outubro. Mas, de acordo com Gustavo Rodamilans, coordenador do Projeto Baleia Jubarte, quem costuma andar pela orla da cidade já pode ter a sorte de ver o espetáculo marinho.

“Elas passaram pela frente do Porto da Barra, bem pertinho. Cada vez mais, a gente vai ver esses animais. No ano passado, foram contabilizadas 47 baleias dentro da Baía de Todos-os-Santos“, conta o coordenador da instituição que trabalha na pesquisa, monitoramento e preservação da espécie.

Do Observatório montado, em 2023, pelo Projeto Baleia Jubarte no Farol da Barra foram registrados 843 animais. As baleias jubarte procuram o litoral brasileiro neste período para procurar águas quentes e protegidas para o nascimento dos filhotes. O animal pode atingir até 16 metros de comprimento, pesar até cerca de 30 toneladas.

Esses animais marinhos são facilmente identificáveis pela coloração quase negra de todo o corpo, pela nadadeira dorsal típica da espécie, pelas grandes nadadeiras peitorais – que podem chegar a ter 1/3 do seu comprimento -, e pela cauda cuja face inferior possui padrões de coloração em branco e preto, que são únicos para cada indivíduo, permitindo sua identificação individual.

A recomendação é não se aproximar das baleias a menos de 100 metros – inclusive previsto na legislação brasileira, que proíbe o mergulho junto a esses animais.