Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Baleia jubarte de 13 metros encalha em praia em Caravelas; equipe está no local para examinar

Esse é o 20ª encalhe na Bahia este ano, segundo o Instituto Baleia Jubarte

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2023 às 07:57

Baleia jubarte encalha no sul da Bahia
Baleia jubarte encalha no sul da Bahia Crédito: Divulgação/IBJ

Uma baleia jubarte de 13 metros foi encontrada encalhada na praia de Yemanjá, em Caravelas, no sul da Bahia, no domingo (27). O Instituto Baleia Jubarte esteve no local na manhã desta segunda (28) para examinar a carcaça do animal. Por conta das ondas, durante a maré alta, a carcaça do animal foi levada pelo mar.

A remoção da baleia dependia de alguns fatores, dentre eles, a maré baixa. Segundo o pesquisador Milton Marcondes, o pico da baixa maré ao longo do dia acontecerá por volta das 7h da manhã e por um curto período de tempo, o que significa que a retirada poderia não ser possível hoje. No entanto, a maré subiu e as próprias ondas levaram a carcaça para alto mar.

Milton explicou que se a carcaça estivesse em um local isolado, o ideal é deixá-la para se decompor naturalmente, o que causaria menos impacto do que entrar com um maquinário pesado na praia. "Depende do acesso. É um bicho muito grande. Só o crânio, só ossos pesa normalmente 500 kg", acrescentou.

Já se o animal estiver em local acessado por humanos, a remoção é feita com a ajuda da Prefeitura local. A equipe esteve lá ainda no domingo, mas por causa da maré não foi possível examinar o animal.

Essa foi a 20ª baleia jubarte que encalhou na Bahia este ano. De acordo com o instituto Baleia Jubarte, os números estão normais para a época. "Agosto deve ser o mês com maior ocorrência de encalhes no Brasil e a partir de setembro esse número deve começar a cair", afirmou Milton.