Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Baiano é encontrado na Costa Rica três anos após sair para andar de bicicleta

A mãe de Marisvaldo dos Santos, de 32 anos, diz que ele tem esquizofrenia

  • Foto do(a) author(a) Yan Inácio
  • Yan Inácio

Publicado em 17 de abril de 2025 às 19:53

sadas
Jovem desapareceu em junho de 2022 Crédito: TV Bahia

No dia 27 de junho de 2022, o baiano Marisvaldo dos Santos Silva, de 32 anos, saiu da casa do irmão, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, para pedalar. Horas se passaram e ele não foi encontrado. Foi só três anos depois que o rapaz foi localizado na Costa Rica, na América Central, a mais de cinco mil quilômetros de seu país natal.

A história foi contada pela mãe do rapaz, Maria dos Santos, à TV Bahia. Segundo ela, Marisvaldo tem esquizofrenia e já havia desaparecido em 2020, quando sumiu por três dias e foi encontrado no Espírito Santo.

"Eu fui no DHPP [Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa], fiz ofício do DNA, fui na televisão procurar, fiz tudo, mas sem sucesso", disse ela. Ela também afirmou que ele pode ter sumido porque não estava aceitando a medicação para tratar o transtorno psicológico.

Ainda não se sabe como ele percorreu a distância de 5,6 mil quilômetros com apenas uma bicicleta. Mas a mãe de Marisvaldo diz que é comunicativo e inteligente e que provavelmente recebeu apoio de quem encontrou no caminho. “Eu tenho certeza que no meio desse mundo o povo ajudou ele, tenho certeza que tem pessoas muito boas que ajudaram ele”, contou.

Segundo um telefonema recebido pela mãe do rapaz, ele será deportado do país centro-americano e chegará ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, neste final de semana. O irmão planeja ir até lá para encontrá-lo e trazê-lo de volta, mas precisa de ajuda para comprar as passagens. Agora, Maria dos Santos mantém a esperança de finalmente reencontrar o filho. "Só de saber que ele está vivo e vai voltar, eu estou feliz", comemorou.