Bahia tem 17 cidades em situação de emergência por conta da chuva

Sesab registrou 13 feridos, cinco óbitos, 5.481 desalojados e 19 comunidades isoladas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2024 às 11:26

Corpo de Bombeiros e Graer
Corpo de Bombeiros e Graer atendendo afetados pela chuva no oeste da Bahia Crédito: Divulgação/Corpo de Bombeiros

A Bahia tem hoje 17 cidades em situação de emergência declarada por conta da chuva. São elas: Anagé, Cansanção, Cícero Dantas, Cotegipe, Cravolândia, Dário Meira, Ibicuí, Iguaí, Ilhéus, Lagoa Real, Medeiros Neto, Muquém do São Francisco, Nova Canaã, Quijingue, Saubara, Ubaíra e Wanderley.

Na tarde de terça-feira (30), o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu virtualmente com prefeitos dos municípios atingidos para alinhar as ações de assistência à população e assessoria técnica às equipes municipais, durante e depois do período chuvoso.

“Estamos alerta, desde o início, com ações concretas para dar respostas de imediato. A gente vem dialogando com cada prefeito, com cada Defesa Civil dos municípios, e mantendo toda a equipe envolvida com ações", declarou Jerônimo.

Entre as ações realizadas, a Secretaria de Saúde (Sesab) está fornecendo kits de medicamentos e insumos, equipamentos hospitalares e correlatos a assistência à saúde.

Junto com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a Sesab, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e a Superintendência de Vigilância em Saúde registrou (Suvisa), registrou 5.481 desalojados, 1.476 desabrigados, 19 comunidades isoladas, 20 unidades de saúde afetadas, 13 feridos e cinco óbitos.

As informações estão sendo atualizadas constantemente, uma vez que as equipes estaduais e municipais estão fazendo um levantamento técnico in loco dos danos e prejuízos causados pelas altas precipitações.