Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Bahia registra aumento de 60% na apreensão de fuzis em 2024

Balanço anual da Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi apresentado nesta terça-feira (7)

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Millena Marques

Publicado em 7 de janeiro de 2025 às 11:57

Fuzil foi encontrado em matagal ao lado da penitenciária
Fuzil encontrado em matagal ao lado da penitenciária em 2023 Crédito: Seap/Divulgação

As forças de segurança da Bahia apreenderam 86 fuzis no estado em 2024, o que equivale a aumento de 60% em comparação ao ano passado. Em 2023, 56 unidades desse tipo de armamento foram apreendidas. Os dados foram apresentados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) na manhã desta terça-feira (7), no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A Polícia Civil registrou redução dos casos de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte. Ao todo, foram contabilizadas 4.440 mil ocorrências em 2024, o que representa uma redução de 8,7% em comparação a 2023, quando foram registrados 4.863 casos. Segundo a SSP, o número de mortes violentas registradas no ano passado foi o menor em 17 anos.

Na análise por macrorregião, o balanço também apresentou redução de mortes violentas em Salvador, Região Metropolitana e interior. Na capital, houve redução de 12,5%: 907 ocorrências em 2024 contra 1.036 de 2023. A queda na Região Metropolitana foi de 12,7%, enquanto no interior o decréscimo foi de 6,8%.

Apesar da redução, o secretário Marcelo Werner exigiu “leis mais duras” para crimes violentos ao Legislativo. “Não adianta a gente estar investindo, integrando e trabalhando se a gente não afastar a impunidade. A impunidade se afasta com a legislação”, disse.

O balanço apontou 19.172 prisões em 2024, o que corresponde a um aumento de 3,5% em comparação ao ano anterior, quando foi registrado 18.530. Do número total de prisões feitas em 2024, 1.132 foram realizadas com auxílio de reconhecimento facial. De acordo com a SSP, 94 lideranças de organizações criminosas foram localizadas. Ao todo, 6.298 armas e 10 toneladas de drogas foram apreendidas. Foram desarticulados 23 laboratórios e 700 mil pés de maconha foram incinerados.

Entrega de viaturas

Antes do balanço de ocorrências de 2024, o governador Jerônimo Rodrigues entregou 10 novas viaturas às forças de segurança do estado. Os veículos serão direcionados à Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública (COGER) e à Superintendência de Telecomunicações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (STELECOM).