Bahia já teve 55 fuzis apreendidos em 2024

Número é igual ao total do ano anterior

  • Foto do(a) author(a) Esther Morais
  • Esther Morais

Publicado em 17 de setembro de 2024 às 06:36

Fuzil e munições apreendidos no Alto das Pombas
Fuzil e munições apreendidos no Alto das Pombas Crédito: Divulgação/PM

A Bahia já teve 55 fuzis apreendidos entre os meses de janeiro e setembro de 2024, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado. As apreensões são resultado de ações policiais contra facções e já igualam o número de todo o ano de 2023. 

O número total de armas apreendidas (fuzis, carabinas, submetralhadoras, espingardas, pistolas e revólveres) apresentou um aumento de 7%, na comparação com o mesmo período (janeiro a setembro) do ano passado. Ao todo, a polícia retirou das ruas 3.971 armas de fogo este ano, contra 3.710 exemplares em 2023. Os dados foram apresentados na segunda-feira (16) em uma coletiva da pasta.

"São 16 armas apreendidas por dias em ações ordinárias e integradas das Forças Estaduais e Federais. A redução de mortes violentas no nosso estado tem relação direta com a retirada das ruas de fuzis, pistolas, entre outros armamentos", afirmou o secretário da segurança pública, Marcelo Werner.

A diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Ana Cecília Bandeira, explica que aa apreensão de armas, de drogas e de outros materiais passa por exames periciais para comprovar o crime nos laudos.

Relembre casos

Engenho Velho da Federação

Dois fuzis foram apreendidos pela polícia no bairro do Engenho Velho da Federação em 29 de janeiro. A apreensão ocorreu durante atividade prática do VII Curso de Patrulhamento Tático Móvel do BPATAMO da PM.

Os policiais realizavam ações preventivas contra integrantes de uma facção na região. Segundo a polícia, ao avistarem os policiais, traficantes correram dos policiais e abandonaram os armamentos.

Além dos fuzis calibre 5,56, os PMs encontraram carregadores, munições, R$ 8,8 mil em espécie, cerca de 7 kg de maconha e cocaína, balanças e celulares. O caso foi registrado na Central de Flagrantes.

Vila Verde

Em 5 de maio, policiais militares pertencentes às unidades do Comando de Policiamento Regional da Capital (CPRC) Atlântico apreenderam um fuzil na localidade conhecida como Vila Verde, no bairro de São Cristóvão.

Durante o reforço de patrulhamento na região, as guarnições se depararam com um grupo de homens armados que, ao perceberem a aproximação policial, dispararam contra as equipes. Houve o revide e o grupo criminoso fugiu.

Durante as buscas nas imediações, os policiais encontraram um fuzil Colt calibre 556, carregador e munições abandonados pelos suspeitos.