Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Elaine Sanoli
Publicado em 13 de janeiro de 2025 às 18:27
Todo o estado baiano está sob alerta para o risco de chuvas intensas. Ao menos quatro municípios já decretaram estado de emergência. São 65 municípios com ocorrências e mais de duas mil pessoas afetadas até a tarde desta segunda-feira (13) em toda a Bahia. As informações são da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).
Ainda de acordo com a pasta, 236 estão desabrigadas; 878 estão desalojadas; duas estão feridas; e, no geral, 2.211 pessoas foram afetadas de alguma forma pelas chuvas. Jaguaquara, no Vale do Jequiriçá, Maiquinique, no Sudoeste, Itajuípe e Floresta Azul, ambas no Litoral Sul, estão em estado emergencial.
Segundo a Sudec, há um risco moderado de ocorrência de deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostas urbanas e eventuais “quedas de barreira” à margem de rodovias nas regiões geográficas intermediárias de Salvador, Ilhéus, Itabuna, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista devido à previsão de chuva.
São 200 municípios em estado de alerta laranja (perigo), os outros 217 estão sob o amarelo (perigo potencial), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Estão na Bahia, inclusive, cinco das 20 cidades com maior índice de chuva no país. O município com maior quantidade de chuva é Ilhéus (7°), no sul do estado, seguido de Vitória da Conquista (16°), no sudoeste.
Em Conquista, houve um aumento significativo nas chuvas com registros de uma média de 76,29 mm nas últimas 12 horas (até às 10h desta segunda-feira (13)), com 70,68 mm concentrados nas 6 horas anteriores ao fechamento do levantamento realizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Há ainda a "possibilidade de ocorrência de inundação brusca em córregos e canais tributários ao lago próximo do aeroporto de Vitória da Conquista devido à deficiência de drenagem das águas pluviais", segundo a Sudec.
Porto Seguro (17°), Barra (18°) e Conde (19°) completam as cidades baianas do ranking do país. Em Conde, a tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes, que ocorreria no distrito de Siribinha no último sábado (11), precisou ser adiada por conta das chuvas. As atrações musicais foram remanejadas para o próximo sábado (18).
Em Curaçá, no Vale São Franciscano da Bahia, locais como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e a sala de Raio-X do Hospital Municipal foram afetados, segundo a prefeitura. Em algumas escolas, partes do teto desabaram devido ao acúmulo de água. As fortes chuvas também afetaram comunidades da zona rural, como Poço de Fora, onde famílias ficaram isoladas.
Em Salvador, a situação não é muito diferente. A cidade está sob o alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia e já registrou, até às 16h desta segunda, seis deslizamento de terra, 27 ameaças de desabamento e 16 ameaças de deslizamento, segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal).
Para a capital baiana, a previsão do Instituto Climatempo é que na terça (14) e quarta (15) o tempo permaneça igual: sol com algumas nuvens e chuva rápida durante o dia e à noite.
Na quinta (16), dia da tradicional Lavagem das Escadarias do Bonfim, a previsão é de sol com algumas nuvens e chuva passageira apenas durante o dia. Já na sexta (17), o dia deve ser de sol, com chuva pela manhã, mas redução das nuvens à tarde; à noite a nebulosidade deve ser baixa.
No sábado (18), o sol saí, mas acompanhado de chuvas pela manhã; e no domingo (19), o dia deve ter sol com algumas nuvens e chuva passageira.