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Larissa Almeida
Publicado em 11 de outubro de 2024 às 19:23
A partir do dia 6 de janeiro de 2025, a cidade de Salvador vai poder contar com três novas rotas de voos com destinos aos municípios baianos de Lençóis, Barreiras e Guanambi. A novidade, que é fruto da parceria da Azul Linhas Aéreas com os governos baiano e federal, foi anunciada na tarde desta sexta-feira (11), no Aeroporto Internacional de Salvador, após a chegada do Airbus A320, primeira aeronave da companhia aérea que leva, na fuselagem, a plotagem com imagens, cores e nome da Bahia. >
Durante o evento que reuniu o ministro da Casa Civil Rui Costa, o governador Jerônimo Rodrigues e o CEO da Azul Linhas Aéreas John Rodgerson, foi informado que os voos terão frequência semanais – a exceção é Barreiras, que terá voos diários – e que as novas rotas configuram uma expansão aérea da Azul, que já opera 198 voos em Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Porto Seguro e passará a ter 299 com as novas rotas regionais. Só a capital baiana tem, em média, 18 decolagens por dia. >
A demanda, de acordo com o CEO da Azul, tem sido tão grande que a Bahia ganhou uma aeronave com a identidade dela. Trata-se da Airbus A320, que decolou de Viracopos, na cidade de Campinas (SP), com adesivos na fuselagem que tem imagens que representam as belezas e os pontos turísticos baianos. A iniciativa faz parte da parceria da Azul com o Governo Federal no programa Conheça o Brasil: Voando, lançado desde 2023 pelo Ministério do Turismo e que tem como objetivo incentivar os voos e as viagens domésticas. >
“Somos a maior empresa aérea na Bahia em número de destinos atendidos. Aliamos a alta procura pelas belezas, culinária e cultura baianas com nossa expertise de operações no estado e a nossa frota diversa para incluir a Bahia, com destaque, em nossos planos de conectar o Brasil com o próprio Brasil”, afirmou John Rodgerson. >
O governador Jerônimo Rodrigues celebrou o aumento da frota área regional e destacou o impacto positivo que as conexões entre as cidades baianas terão a partir de 2025, especialmente a rota Guanambi – Salvador. “Em Barreiras, nós estamos investindo no aeroporto a demanda de voos diários. Em Guanambi e Lençóis, são dois voos por semana. Nós sabemos que quem mora em Guanambi leva no mínimo dez a doze horas de estrada para chegar em Salvador. Então, os deputados e empresários que vêm e vão reduzirão cerca de dez horas de viagem”, disse. >
Segundo o ministro da Casa Civil, a expansão de voos na Bahia é resultado do esforço do Ministério do Turismo e o Ministério de Portos e Aeroportos de retomarem rotas aéreas pós-pandemia. Entre as ações, ele citou o estímulo a cobrança justa do preço do combustível por parte da Petrobras, o lançamento do combustível ambientalmente sustentável (SAF) e a viabilização de linhas de crédito para o setor aéreo. >
“A Bahia tem uma costa espetacular, tem o litoral, a Chapada e o Oeste, que tem uma dinâmica econômica muito forte. Com esses voos novos, retomamos o volume de turismo em Ilhéus, Porto Seguro e outras regiões do estado, assim como também integra mais o Oeste da Bahia à capital Salvador, bem como ao Brasil. Isso é bom economicamente, reforça as atividades empresariais e gera emprego e renda”, destacou Rui Costa. >
Julio Ribas, CEO da VINCI Airports Brasil, que administra o Aeroporto Internacional de Salvador, avaliou que a expansão de voos regionais tende a ampliar o fluxo de passageiros na capital baiana. “As rotas regionais são importantíssimas para a Bahia, como quinto maior estado em dimensões territoriais do país. Não apenas pelo tamanho, mas pela dinâmica da economia do estado, com atividades econômicas importantes em cidades como Barreiras, Guanambi e Lençóis. O anúncio das novas rotas da Azul chega num momento ótimo”, comemorou. >
Os voos saídos de Salvador com destino a Lençóis e vice-versa ocorrerão às quintas e domingos, com duração de 1h10. As rotas Salvador – Guanambi e Guanambi – Salvador terão voos às segundas e sextas-feiras, com duração de 1h35. Já Salvador – Barreiras terá demanda todos os dias, com tempo de voo de 1h10. Todos as linhas serão operadas por aviões bimotor modelo AT72, de médio porte, com 70 assentos. >
De acordo com o CEO da Azul, haverá divulgação intensa dessas rotas com o intuito de que elas não sejam canceladas, como aconteceu anteriormente com linhas de outras companhias aéreas, como a rota Salvador – Feira de Santana, pertencentes à Latam Linhas Aéreas e operadas pela Voepass, que teve a operação encerrada após cinco meses. >
“Nós temos que divulgar e gritar para todo mundo que tem voo. Se quisermos continuar e crescer com esses voos, as pessoas têm que comprar. Não somos uma caridade, temos que ganhar dinheiro e pagar as contas. Uma empresa aérea é um negócio muito complicado, dolarizado, tem muitos gastos. Então, um apoiando o outro, ajuda a fortalecer”, finalizou. >