Bahia: chegada de turistas do exterior já é 52% maior do que em 2023

Mais de 61 mil turistas de fora do Brasil desembarcaram no estado apenas neste ano

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2024 às 17:50

Dados do turismo na Bahia foram apresentados em evento nesta sexta-feira (16)
O secretário Maurício Bacellar conversa com integrantes do setor nesta sexta-feira (16) Crédito: Marina Silva/CORREIO

Os dados do turismo na Bahia no primeiro semestre deste ano superam os números registrados em 2023. Apenas entre janeiro e junho, 61.699 viajantes de fora do Brasil desembarcaram no estado. O quantitativo representa um aumento de 51,97% em relação ao ano passado, quando foram 40.579 no mesmo período. A conquista foi celebrada em um evento realizado pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), na tarde desta-sexta-feira (16). 

Em conversa com integrantes do trade turístico e da imprensa, o secretário Maurício Bacellar falou sobre os avanços do turismo no estado após a pandemia e as perspectivas para o próximo verão. Entre junho de 2023 e junho de 2024, a Bahia registrou um aumento de 19,2% no volume de atividades turísticas, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PMS/ IBGE). O aumento é superior à média nacional, de 3,9%. 

O secretário apresentou ainda as estratégias da pasta para intensificar o turismo no estado. "Nossos dois principais pilares são sustentabilidade e inovação. Trabalhamos com eixos estratégicos e transversais: biossegurança, qualificação, integração econômica e promoção", disse Maurício Bacellar.

Um dos objetivos da pasta é diversificar as atrações de turismo nas diversas regiões do estado. Entre as atividades que recebem investimentos estão o avistamento de baleias, observação de aves, pesca esportiva e as fábricas de chocolate, no sul da Bahia. "O turismo é experiência. E experiência só pode ser de dois tipos: boa ou ruim. Por isso, queremos que o turista tenha uma boa impressão e volte para o nosso estado", falou o secretário. 

O fomento aos setores que integram a engrenagem do turismo não é bom apenas para pessoas de fora. Entre 2021 e junho de 2024, o segmento criou 32.011 vagas de empregos formais, segundo dados do Ministério do Trabalho apresentados pela Secretaria de Turismo. Com a pandemia, 19.118 vagas haviam sido perdidas em 2020. Só no ano passado, a Bahia arrecadou R$ 4 bilhões referentes às atividades características de turismo - um aumento de 24,9% em comparação com 2022.