Bahia amplia público-alvo para vacinação contra a dengue

Decisão foi tomada em resposta ao estoque remanescente, concentrado principalmente em Itabuna, Jequié e Ilhéus

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2024 às 12:19

Vacina contra a dengue
Vacina contra a dengue Crédito: Divulgação/Sesab

Em uma medida emergencial para evitar o desperdício de imunizantes, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne gestores municipais e estadual de saúde, decidiu ampliar temporariamente a faixa etária para a vacinação contra a dengue. Desde a última sexta-feira (14), pessoas de 4 a 59 anos já podem se vacinar com os imunizantes que têm vencimento marcado para o dia 30 de junho de 2024 - cabe aos municípios aderirem à nova faixa. Anteriormente, o público-alvo era de 10 a 14 anos. Em Salvador, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a faixa etária se mantém dos 10 aos 14 anos.

A decisão foi tomada em resposta ao estoque remanescente de 6.727 doses, que estão concentradas principalmente em Itabuna, Jequié e Ilhéus, municípios que juntos somam 55% desse total. Ao todo, 36 municípios da Bahia sinalizaram a existência de doses com o mesmo vencimento. A aplicação cabe a cada cidade. A Secretária de Saúde de Feira de Santana também informou que, como Salvador, não irá ampliar o público alvo nesse momento, permanecendo com a imunização de 10 a 14 anos.

A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, faz um apelo aos municípios e à sociedade: "mesmo no período junino, vamos fazer um esforço adicional para zerar os estoques. O público-alvo foi ampliado e ainda temos nove dias. Incentivamos que os municípios montem postos em locais de grande fluxo, como rodoviárias, centros comerciais ou mesmo façam a busca ativa, pois são ações já realizadas anteriormente com resultados positivos", ressalta. Ao todo, 125 municípios receberam 237.607 doses da vacina contra a dengue, já tendo sido aplicadas 163.834 doses.

Cenário epidemiológico e ações estaduais

Em 2024, a Bahia registra 222.189 casos de Dengue, tendo 109 municípios em epidemia e 278 localidades em risco ou alerta. O Governo do Estado já investiu mais de R$ 21 milhões em ações relacionadas à assistência, aquisição de medicamentos e insumos, bem como equipamentos para agentes de endemias, capacitação de profissionais e uso do Ultra Baixo Volume (UBV) – também conhecido como “fumacê”, além de ações de conscientização da população.