Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Aviões, granadas e fuzis: saiba mais sobre o império de Dona Maria, líder de facção baiana

Aliada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), Jasiane Teixeira é considerada a maior traficante de drogas e armas da Bahia

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Foto do(a) author(a) Anna Luiza Santos
  • Millena Marques

  • Anna Luiza Santos

Publicado em 27 de janeiro de 2025 às 09:06

Presa no Rio de Janeiro,
Presa no Rio de Janeiro, "Dona Maria" tinha ligação com o PCC Crédito: Alberto Maraux/SSP-BA

Apontada como a maior traficante de drogas e armas da Bahia, Jasiane Teixeira, mais conhecida como Dona Maria, ganhou repercussão nos últimos dias após ter sido presa na última sexta-feira (24). Natural de Vitória da Conquista, a criminosa carrega uma ficha criminal repleta de acusações de homicídios, roubos, corrupção de menores, falsidade ideológica e tráfico internacional de drogas. Aviões, granadas e fuzis integram o império de Dona Maria.

Jasiane já havia sido presa em 2008. Na ocasião, foi detida com o primeiro marido, Bruno de Jesus Camilo, o Pezão, sob suspeita de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Um ano depois, a Justiça concedeu liberdade provisória. Pouco tempo depois de sair da cadeia, ela foi acusada de participar da execução de um agente penitenciário em Jequié, no sudoeste da Bahia. De acordo com a polícia, Jasiane matou outro bandido na cadeia a mando de seu marido.

Além disso, as investigações apontam que ela é sócia da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC). Em outubro do ano passado, a Polícia Civil de Vitória da Conquista interceptou um avião, um Cessna Aircraft, que transportava uma carga de cocaína pura operando sob o comando de Jasiane. A aeronave era usada para trazer drogas e armas da Bolívia, Venezuela, Colômbia e Peru.

Em 2019, uma das aeronaves utilizadas por Dona Maria foi apreendida pela polícia de Vitória da Conquista. Na ocasião, três homens foram presos, enquanto o avião foi leiloado por R$ 800 mil, em 2020. A informação é do jornal Metrópoles.