Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Gil Santos
Publicado em 27 de dezembro de 2023 às 13:11
A Avenida Afrânio Peixoto (Salvador) vai passar por intervenções para melhorar a fluidez no trânsito. A prefeitura informou, nesta quarta-feira (27), que serão construídos acessos e retornos, que a ciclovia será elevada ao nível do canteiro central e foi anunciado também a requalificação das calçadas. As obras serão realizadas pela Transalvador, o investimento será de R$ 19 milhões e o prazo de conclusão é de seis meses, começando em janeiro.
Uma das principais novidades é para quem saí da BR-324, nas imediações de Pirajá, e pega o túnel para chegar na Avenida Suburbana. Hoje, se o motorista quiser seguir para o Lobato, ele precisa avançar por cerca de 600 metros até encontrar o primeiro retorno, o que tem provocado retenção no trânsito. Agora, será construída uma alça de acesso ao Lobato logo na saída do túnel.
O trecho entre o atual retorno e o acesso ao Alto do Cabrito será alargado e a pista ganhará mais uma faixa. Já nas imediações do Parque São Bartolomeu será construída uma via marginal, no sentido Paripe, para facilitar o acesso a Rua dos Ferroviários, em Plataforma. Hoje, o motorista precisa seguir por cerca de 1km até conseguir alcançar o primeiro retorno, em Itacaranha. O prefeito Bruno Reis (União Brasil) disse que outras ações serão incorporadas à obra.
“Vamos reforçar o paisagismo. Já avisei que quero recompor os passeios, o orçamento será realizado, e vamos fazer intervenções no asfalto. Hoje algumas áreas sofrem com a drenagem, e tem muitas bocas de logo que estão muito baixas e ficaram parecendo buraco. O orçamento é de R$ 19 milhões, mas essa obra vai passar desse valor, porque vamos requalificar toda a Suburbana e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.
Cerca de 1 milhão de veículos trafegam pela Avenida Suburbana todos os meses, segundo dados da Transalvador. O superintendente da pasta, Décio Martins, contou que a ciclovia será elevada à altura do canteiro central.
“Essa ciclofaixa foi construída no ano de 2016, na gestão do então prefeito ACM Neto. Nós vamos realizar a completa requalificação, nivelando e melhorando a mobilidade na região. Trouxemos os semáforos inteligentes para o Subúrbio, uma inovação, e um conjunto de investimentos para trazer mais mobilidade e segurança para o dia a dia das pessoas”, disse.
São 21 semáforos inteligentes na Avenida Suburbana. São aparelhos que controlam o tempo de acordo com a contagem de veículos no local, com objetivo de melhorar a fluidez. O superintendente disse também que existe um estudo em andamento para resolver problemas de mobilidade em bairros como Paripe e Periperi, principalmente nas rotatórias onde o trânsito é mais congestionado.
A notícia das mudanças deixou o técnico de eletrônica, Roberto Santos, 46 anos, animado. Ele mora em Periperi e usa com frequência a Avenida Afrânio Peixoto para atender os clientes.
“Esses gargalos são horríveis, porque a gente perde muito tempo parado. Até no fim de semana, quando geralmente o número de carros na rua é menor, a gente fica preso no engarrafamento. É tempo perdido. Dinheiro perdido. E ainda tem o calor, ficar parado dentro do carro no sol quente não deve fazer bem para a saúde”, contou.
O secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Müller, lembrou que, em 2016, a Prefeitura entregou um projeto inovador para a Suburbana. “Trouxemos a cultura da bicicleta para uma região em que já existiam muitos ciclistas. Trouxemos outros elementos de redução de acidentes, e isso se mostrou um sucesso à época, registrando números menores imediatamente. Agora, essa obra é uma evolução daquela”, disse.
O acesso ao Parque São Bartolomeu também será facilitado com uma nova ligação. No sentido Calçada/Centro, a avenida vai ganhar uma terceira faixa e uma área de espera para os veículos que seguem em direção à Rua São Bartolomeu, que dá acesso ao parque. A mudança vai otimizar a fluidez do trânsito, sobretudo no sentido Calçada/Centro, já que evita retenções.