Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 29 de junho de 2024 às 12:58
A avenida Afrânio Peixoto, conhecida popularmente como Suburbana, foi requalificada e entregue neste sábado (29). Ao longo dos quase 14 quilômetros da Suburbana, a ciclovia foi alargada, foram criados novos retornos e foi construída uma via marginal, entre outras intervenções.
As obras tiveram investimento de R$40 milhões e envolveram uma série de intervenções para melhorar a fluidez do trânsito e dar mais segurança para pedestres e ciclistas que circulam pela região.
Durante a entrega, o prefeito Bruno Reis destacou que a requalificação vai melhorar a mobilidade da cidade. “Aqui foram investidos R$40 milhões em todas estas intervenções para recuperar a avenida Suburbana. Vai melhorar muito para todos que moram e passam por aqui. O ciclista que utiliza a bicicleta para trabalhar, para fazer atividade física, as pessoas que passam por aqui caminhando, que pegam ônibus, os motoristas que trafegam pela via. Vai, sem sombra de dúvidas, ajudar a melhorar a mobilidade da cidade”, disse.
A Suburbana ganhou nova iluminação, inclusive com troca de postes, novos pontos de ônibus, a partir da concessão feita pela gestão municipal do mobiliário urbano da cidade, e ações de paisagismo, com o plantio de 625 novas árvores espalhadas entre o canteiro central e ao longo da via. Além disso, Bruno Reis autorizou a recuperação de 10 mil metros quadrados de passeios.
“Temos aqui os novos pontos de ônibus, semáforos inteligentes, meio-fio em granito, calçadas com piso tátil, no mesmo padrão que colocamos em toda a cidade. Fizemos as intervenções que foram pedidas pela comunidade e tenho certeza que vão melhorar muito a trafegabilidade na Suburbana”, disse o prefeito.
Fluidez
De acordo com o superintendente da Transalvador, Decio Martins, a requalificação da avenida Suburbana visa adequar a via às novas necessidades, o que trará mais fluidez e segurança viária. Entre as intervenções está a implantação de 14 novas faixas elevadas em cada sentido ao longo da avenida.
A rede cicloviária, explicou Martins, foi requalificada e alargada ao longo dos quase 14 km de extensão da via. Em linhas gerais, a área de circulação das bicicletas será elevada ao nível do canteiro. Também foram realizadas a requalificação das sinalizações horizontais e verticais e a implantação de 25 novas interseções semafóricas.
Foram abertos ainda dois novos retornos, um na saída do túnel Pirajá/Lobato e outro na altura de Itacaranha. O primeiro deles evita que os motoristas que saem da ligação Pirajá/Lobato precisem fazer longo trajeto para retornarem ao sentido Centro da cidade, o que também vai melhorar a fluidez.
A intervenção garantiu a construção de uma via marginal da avenida Afrânio Peixoto, no sentido Paripe, logo após o Parque São Bartolomeu. A novidade vai beneficiar aqueles que precisam acessar a Rua dos Ferroviários, em Plataforma. “Aqui em São Bartolomeu fizemos uma nova reconfiguração. Aqui era um grande ponto de gargalo no sentido Centro e conseguimos desafogar essa região”, disse Martins.
O acesso ao Parque São Bartolomeu também foi facilitado com uma nova ligação. No sentido Calçada/Centro, a avenida ganhou uma terceira faixa e uma área de espera para os veículos que seguem em direção à Rua São Bartolomeu, que dá acesso ao parque. A mudança vai otimizar a fluidez do trânsito, sobretudo no sentido Calçada/Centro, já que evita retenções.