Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Árvores do zoológico derrubam parte de muro do Hospital de Medicina Veterinária da Ufba

Placa 'Eu amo Salvador' também caiu na Barra, bairro onde choveu mais de 80 milímetros

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 25 de novembro de 2024 às 09:40

Árvores despencam em área da Escola Veterinária da Ufba
Árvores despencam em área do Hospital Veterinário da Ufba Crédito: Arisson Marinho/ CORREIO

As chuvas seguem causando transtornos em Salvador. No Hospital de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia (Ufba), parte de um muro caiu após árvores do zoológico, que fica ao lado da instituição, desabarem. O caso foi registrado por volta das 12h do domingo (24). Na manhã desta segunda-feira (25), destroços do muro e das árvores eram retirados do local por funcionários.

Encarregado de uma empresa terceirizada da Ufba que atua na manutenção, Edvaldo dos Santos explica que uma árvore de grande porte teria causado o problema. "Caiu um pé de eucalipto e, na frente dele, tinha várias árvores. Como é uma árvore muito grande, saiu acabando com tudo e caiu aqui pro lado do hospital veterinário. O muro não aguentou o impacto e cedeu aqui na área da escola", falou o encarregado.

De acordo com ele, na hora da queda do muro, não havia veículos e nem pessoas no espaço atingido. Por isso, o dano foi causado apenas na estrutura, que ainda será avaliada.

"Foi um estrago como dá para ver. Esse muro vai precisar passar por uma obra que mantenha ele de pé e corrija a parte que desabou. Provavelmente, vai ter que ser restaurado", afirmou, sem estimar o prejuízo.

A assessoria do zoológico, mantido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), foi procurada e em nota informou que uma nova visita será feita ao local nesta segunda-feira (25), para avaliar a extensão dos danos, fazer a remoção segura da árvore e executar os reparos estruturais necessários.

Ainda na nota, o Inema disse que a árvore era centenária, ficava no Zoológico de Salvador, e tombou devido às intensas chuvas que atingem a capital desde o sábado (23), derrubando o muro que faz divisa com a Ufba. A área anexa ao Hospital Veterinário não é acessível ao público que visita o zoo e não houve vitimas. Desde o sábado, quando foi notificado, o órgão disse que tomou as medidas emergenciais.

Esse é o segundo muro que caiu em Salvador em menos de 24 horas. No sábado à noite, o muro de um condomínio despencou na Rua Pará, no bairro da Pituba. O caso teria sido registrado por conta de um acúmulo de barro de uma obra de escola estadual ao lado do prédio.

Na Barra

No Farol da Barra, por conta da ventania e da chuva, o letreiro 'Eu amo Salvador' também despencou. Placas que são posicionadas em postes também foram derrubadas no local. No intervalo das últimas 48 horas, de acordo com a Codesal, a região da Barra foi a que mais registrou chuva com 84,6 mm acumulados. A região lidera também nos intervalos das últimas 24, 12 e 6 horas.