Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Arcebispo de Salvador é listado por jornais italianos como possível sucessor do Papa

Dom Sérgio da Rocha é um dos sete brasileiros aptos a concorrerem ao papado

  • Foto do(a) author(a) Elaine Sanoli
  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Elaine Sanoli

  • Wendel de Novais

Publicado em 21 de abril de 2025 às 21:46

Dom Sérgio
Dom Sérgio Crédito: Divulgação

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, aparece em listagens de jornais italianos como um nome possível para a sucessão do Papa Francisco. O líder supremo da Igreja Católica faleceu na manhã desta segunda-feira (21).

Apesar de figurar nas listas de veículos como Blitz Quotidiano e Il Tirreno, o Arcebispo de Salvador seria apenas um dos cerca de 136 nomes elegíveis para o cargo de pontífice. O Il Tirreno acredita, inclusive, que as chances de que outro latino-americano seja eleito Papa, justamente depois de Francisco, sejam baixas. Entretanto, o Dom Sérgio ainda aparece nas listagens especulativas.

Ele foi feito cardeal pelo próprio Francisco, em 2016, e é um dos sete brasileiros aptos a concorrerem ao papado por meio do conclave. Questionado sobre a possibilidade, Dom Sérgio desconversou, mas não descartou as chances.

“Nós vamos ter esse momento em que toda a Igreja será convidada a rezar pela eleição do futuro papa. Quanto às especulações [sobre a viabilidade de ser o novo papa], elas sempre existem, mas nós sabemos que o Espírito Santo sempre surpreende a Igreja. Nos últimos conclaves, tivemos surpresas”, declarou.

Dom Sérgio da Rocha ressaltou que, agora, a prioridade é orar pelo Papa Francisco. “Nesse momento, eu creio que o mais importante é a oração pelo Papa, é continuarmos unidos como igreja e, claro, quando chegar o momento, rezar ainda mais pela Igreja e pela eleição do papa”, disse.