Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Apple usou aviões para levar 1,5 milhão de iPhones aos EUA e escapar de tarifaço

Jatos cargueiros com capacidade de 100 toneladas foram utilizados, segundo a Reuters

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 10 de abril de 2025 às 13:23

Apple
Preço de produtos da Apple podem aumentar após anúncio de tarifas Crédito: Shutterstock

Para escapar das tarifas anunciadas por Donald Trump, a Apple fretou seis aviões cargueiros para transportar cerca de 1,5 milhão de iPhones, da Índia para os Estados Unidos. A informação foi divulgada pela agência Reuters.

Cerca de seis jatos cargueiros com capacidade de 100 toneladas foram utilizados a partir de março. Um deles partiu nesta semana, exatamente quando as novas taxas entraram em vigor, segundo a fonte e um funcionário do governo indiano. Segundo medições da agência, os seis aviões teriam capacidade total de 600 toneladas, o que permitiria o transporte de mais de 1 milhão de celulares. 

A Apple e o Ministério da Aviação da Índia não responderam a um pedido de comentário feito pela agência. A expectativa é que os preços dos produtos fabricados pela Apple aumentem devido a dependência da empresa das importações da China. O país está sujeito a taxas que, somadas, chegam aos 145%. 

Na quarta-feira (9), Trump anunciou que vai pausar por 90 dias a cobrança das tarifas em todos os países que não retaliaram a cobrança imposta por ele. Além disso, informou que os impostos serão reduzidos a 10% para todos, exceto a China.

A taxa cobrada pelos EUA para a importação de produtos indianos era de 26% quando os embarques dos Iphones ocorreram. Segundo fontes ouvidas pela Reuters, a Apple quis "driblar a tarifa" de Trump ao despachar os iPhones da Índia para os EUA de avião. A empresa teria agido também para reduzir o tempo de viagem, de 30 para seis horas.