Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Após quatro anos, Salvador negocia a retomada de voo direto ao Panamá

A expectativa é de que sejam três voos por semana

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 18 de junho de 2024 às 10:21

Aeroporto de Salvador
Aeroporto de Salvador Crédito: Divulgação

Salvador deve voltar a ter um voo direto para o Panamá, país da América Central. O anúncio da retomada deve ser feito ainda neste ano. O novo diretor de Turismo de Salvador, Márcio Franco, esteve no país panamenho na última semana para fazer a defesa da operação em evento conjunto com a Copa Airlines, companhia área do Panamá. 

Antes da pandemia, a empresa já operava dois voos por semana, que foram suspensos pelos efeitos da crise sanitária. A expectativa, agora, é que sejam três voos semanais, com cerca de 166 passageiros por operação. Segundo Márcio Franco, que assumirá oficialmente o cargo em 6 de julho, ainda faltam alguns acertos com a empresa do Panamá. Salvador, no entanto, aparece como cidade prioritária para receber o novo voo.

O anúncio foi feito durante reunião com representantes da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) e da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomercio-BA, na manhã desta terça-feira (18). O encontro, realizado no sede da Fecomércio, contou com a presença de representantes do trade turístico.

"Nesta última viagem para o Panamá, conseguimos estabelecer uma relação bacana com a Embratur [ainstituto Brasileiro de Turismo], que está com objetivo de nos ajudar a implementar essas ideias", ressaltou Márcio Franco.

Brasileiros não precisam de visto para entrar no Panamá, por isso, a expectativa é que o novo voo atraia turistas baianos para o país da América Central. O Panamá é um hub que concentra conexões para diversos países, como os Estados Unidos.

"[O objetivo do novo voo] é usá-lo como porta de saída para conexões diversas e, ainda, estabelecer uma parceria maior com o país para termos a possibilidade dos baianos e soteropolitanos irem visitar o Panamá e aproveitar benefícios e novidades do país", ressaltou Gegê Magalhães, atual diretor de Turismo de Salvador.

Gegê Magalhães deixará o cargo para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores nas eleições municipais deste ano. O futuro diretor, Márcio Franco, assume com a responsabilidade de fortalecer a malha área de Salvador.

A partir de outubro, a capital baiana voltará a operar o voo direto para França, através da Air France. A implantação de voo direto para Cabo Verde, na África, também vem sendo estudada pela prefeitura de Salvador.

O CORREIO entrou em contato com a Vinci Airports, que administra o aeroporto de Salvador, mas a empresa não comentou a retomada do voo. 

Nesta terça-feira (18), o diretor-geral da Air France na América do Sul, Manuel Flahaut, participou de um evento no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, sobre a retomada da ligação entre Salvador e Paris. O encontro teve participação do governador Jerônimo Rodrigues e de integrantes da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur). 

"Nosso primeiro objetivo é rentabilizar esse investimento. E, para isso, vamos trabalhar, junto com o Governo da Bahia, para fazer de Salvador um ponto de entrada que possa beneficiar todos os clientes que vêm do centro, do nordeste, que, hoje, têm que passar por São Paulo, Rio, para conectar a Paris. Agora, Salvador é uma localização mais estratégica, que vai evitar esse desvio", disse Manuel Flahaut.