Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 17 de junho de 2024 às 11:58
O elefante-marinho-do-sul encontrado no rio Santarém, no município de Ituberá, no Baixo Sul da Bahia, ainda não foi resgatado. O animal foi visto pela primeira vez na terça-feira (11), após entrar em um braço do rio.
Desde a semana passada, uma equipe do Instituto Mamíferos Aquáticos da Bahia equipe está em campo tentando realizar o resgate. Porém, até o momento não teve sucesso. "O animal aparece em alguns locais de forma breve e volta para a água antes de chegarmos ao local e não nos deu condições ainda de resgate", disse a veterinária Joana Ikeda.
A todo momento, pelo menos dois veterinários permanecem em campo em busca do animal. Segundo Joana Ikeda, apesar de levemente abaixo do peso, ele está bem de saúde, ativo e não aparenta qualquer problema de saúde.
Os veterinários acreditam que o animal seja um macho. O elefante-marinho está fora da área de distribuição da espécie e em um rio. Por isso, o resgate é necessário para que seja feita uma avaliação veterinária e ele seja devolvido a um local que possa retornar ao habitat natural.