Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 25 de outubro de 2023 às 12:31
Após a fuga dos sete detentos do Complexo Penitenciário Lemos Brito, em Salvador, no último sábado (21), a Secretaria de Administração de Penitenciária e Ressocialização (Seap) anunciou que uma série de medidas estão sendo tomadas para reforçar a segurança nos presídios do Estado.
Em nota, a Seap informou que aparelhos de Body Scan estão em processo final de locação para serem instalados em todas as unidades que ainda não possuem a tecnologia. O equipamento, que funciona por meio de emissão de baixas doses de raios-X, permite observar o que a pessoa carrega tanto dentro quanto fora do corpo.
Atualmente o Conjunto Penal de Lauro de Freitas, Salvador, Serrinha, Itabuna, Vitória da Conquista, Irecê,Brumado, Eunápolis e Barreiras já contam com o equipamento Além disso, está previsto o telamento superior de todas as unidades para evitar o arremesso de ilícitos. O telamento já está na fase de aquisição e as instalações devem iniciar na segunda quinzena de novembro deste ano. Também está previsto um concurso para aumento do efetivo da Polícia Penal com mais de 400 vagas. O processo já se encontra na Casa Civil para ser autorizado pelo Governador.
Durante as buscas, dois fugitivos foram identificados pela 10º Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Candeias, Elivelton de Jesus Santo e Jefferson Silva Souza. Ambos foram mortos após uma troca de tiros com a polícia em um bunker de drogas na cidade.