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Maysa Polcri
Publicado em 5 de dezembro de 2024 às 13:05
O Bompreço antecipou o fim das atividades da unidade do Rio Vermelho, em Salvador, após a corrida de clientes por promoções provocar tumultos nos últimos dias. O supermercado havia anunciado que o fechamento seria no dia 13 de dezembro, mas, desde a última sexta-feira (29), clientes que vão até o local se deparam com portões fechados. As unidades do Canela e do Imbuí continuam abertas e só devem encerrar o funcionamento no dia previsto inicialmente.
Desde que os avisos foram colocados nas fachadas dos três supermercados, consumidores vão em busca de promoções. O resultado pode ser conferido em uma breve passagem pelos corredores. A maioria das prateleiras está vazia, e as poucas que ainda cumprem sua função expõem produtos bagunçados e misturados. Na manhã desta quinta-feira (5), Adriana Conceição aproveitou os preços baixos na unidade do Imbuí, na rua Jayme Sapolnik.
A cliente enfrentava a fila lotada com seis unidades de suco de um litro nos braços. Cada item custou menos de R$ 2. “Eu vim atrás das promoções praticamente todos os dias desde que soube que iria fechar. O problema é que os produtos acabam rápido porque é muita gente”, comentou a moradora da Boca do Rio. A poucos metros de distância, outra consumidora enchia o carrinho com cerca de 30 unidades de vinho. Os preços variavam entre R$ 6 e R$ 80.
O grupo Carrefour, dono do Bompreço, foi questionado sobre o que motivou o fim antecipado da unidade do Rio Vermelho. Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a empresa disse apenas que o fechamento foi realizado "devido a ajustes no cronograma". A empresa não informou o que será feito nos locais após o encerramento das atividades.
Funcionários da unidade do Rio Vermelho confirmam que presenciaram tumultos e princípios de confusão dentro e no entorno do supermercado. Na última sexta-feira (29), a polícia foi chamada para conter uma aglomeração de pessoas na rua Marquês de Monte Santo, onde o supermercado está localizado.
“Ao chegarem, os militares atuaram no sentido de evitar eventuais intercorrências no local. Não houve apreensões ou quaisquer ocorrências de monta”, diz nota da Polícia Militar. Trabalhadores disseram que a polícia foi chamada depois que pessoas tentaram roubar fios de cobre que estavam na parte de fora do estabelecimento.
Um novo supermercado, da marca Redemix, está sendo construído em um terreno ao lado do Bompreço fechado no Rio Vermelho. A previsão de inauguração é para abril de 2025. Antes, o terreno era ocupado pelo McDonald’s mais antigo de Salvador. Outra unidade da lanchonete também será inaugurada no local.
O Bompreço do Canela, na avenida Araújo Pinho, ainda não foi fechado oficialmente. Apesar disso, na manhã desta quinta-feira (5), clientes foram surpreendidos com os portões fechados. Apenas funcionários foram autorizados a entrar no estabelecimento.
A reportagem foi até o local, onde os trabalhadores disseram que estavam sendo feitas arrumações para que clientes voltassem a ser recebidos nesta sexta (6). A unidade do Bompreço na Barra, na rua Barão de Itapoan, será fechada no dia 21 de dezembro. Os funcionários não foram informados sobre o que será feito no local.
Os avisos que anunciam o fechamento das unidades do Bompreço são acompanhados de outra informação: os supermercados do grupo Carrefour mais próximos que permanecerão em funcionamento. É o caso da loja no Salvador Shopping e do Atacadão, na Avenida Tancredo Neves.
Nos últimos anos, unidades do Bompreço, em Salvador, foram convertidas em Atacadão, que pertence ao Carrefour. Foi o que aconteceu com as lojas da avenida Garibaldi, Brotas, Itapuã e Barra. A mudança faz parte do contexto nacional de reposicionamento da marca. Em outubro, foi anunciado que o Carrefour contratou uma assessoria de investimentos para vender as unidades do Nordeste.
O economista Acilio Marinello, sócio-fundador da Essentia Consulting, avalia que as mudanças promovidas pelo grupo fazem parte de uma estratégia de reposicionamento no mercado.
“O grande foco do Atacadão é vender produtos em grandes quantidades para os clientes terem acesso a um preço menor por unidade. Com a aquisição do Bompreço, o Carrefour tem feito reposicionamento estratégico e de marca”, diz.