Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Priscila Natividade
Publicado em 3 de novembro de 2024 às 11:55
A menos de 2h para o fechamento dos portões, o movimento de estudantes nas escolas para o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ainda era pequeno. Ambulantes, no entanto, chegaram cedo, em locais de prova como a Escola Politécnica da UFBA, na Federação, no Colégio Central e no Mário Augusto Teixeira de Freitas, ambos no centro da cidade.
A ambulante Andreia Costa saiu de casa às 5h30 da manhã, na Fazenda Grande, para vender lanche, doces, água, refrigerante e caneta em frente à UFBA. Foi a primeira a chegar. Antes mesmo de qualquer candidato, quase 7h da manhã, já estava montando sua barraca.
"Todo Enem venho para cá e isso já tem uns 14 anos. Mas venho pra Federação em todos os concursos também. É um dinheiro que ajuda em casa e uso para pagar dividas também", afirma.
Quando o movimento na porta da universidade aumenta, ela diz que consegue voltar para casa ao final do exame, com algo em torno de R$ 1 mil: "Vejo muita gente chegando calma, firme sabendo o que vai fazer. Mas também tem muito estudante que chega nervoso, atrasa e não consegue fazer a prova", observa.
Daniel Fausto também é ambulante. Ele costuma deixar o ponto onde tem um espetinho na entrada do Alto das Pombas para vender água e refrigerante na frente da UFBA. "Já teve mais gente, a concorrência era muito maior. Chegava a ficar uns seis vendedores aqui, isso quando as provas eram de manhã. Chegava muita gente que saiu de casa dormindo ou com pressa. Com a prova de tarde, o povo já vem preparado e traz tudo".
Mesmo vendendo menos do que já chegou a vender, ele diz que ainda vale a pena. "Hoje até o fim do movimento aqui eu vendo umas três caixas de água. Dá para tirar uma graninha e é melhor do que ficar em casa".
Na Bahia são 449.528 candidatos que devem comparecer ao exame. Os portões foram fechados às 13h.
A prova tem o tempo de duração de cinco horas e meia neste primeiro domingo e o término regular previsto para 19h, no horário de Brasília.
A aplicação da primeira etapa do Enem 2024 começa a partir das 13h30, em todos os estados, mais o Distrito Federal, em 1753 municípios.
Neste domingo (3), os 4.325.960 inscritos confirmados em todo país vão testar os conhecimentos em 45 questões de múltipla escolha de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e mais 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da prova de redação, que deve ter entre sete e 30 linhas.