Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Gilberto Barbosa
Publicado em 9 de janeiro de 2025 às 21:24
Um carro da Secretaria de Ordem Pública (Semop) foi atacado por um ambulante no calçadão da praia da Barra. Segundo a secretaria, além de arremessar pedras contra o carro, o homem teria cometidos agressões físicas e verbais contra os agentes do órgão. O caso aconteceu na tarde desta quinta-feira (9).
O ataque ocorreu durante uma operação da Semop que visava organizar o fluxo de pessoas e combater irregularidades no comércio local. Em nota, o órgão informou que o comerciante atua de forma irregular e seria conhecido por abordar de forma insistente quem passa pela região com o objetivo de alugar mesas, cadeiras e sombreiros de forma clandestina.
Os agentes registraram Boletim de Ocorrência na 1ª Delegacia Territorial (DT/Barra). O secretário da pasta, Alexandre Tinoco, repudiou o ato e disse que medidas legais estão sendo tomadas para punir o responsável pelo ataque. “Não é apenas vandalismo. Trata-se de uma tentativa de intimidação ao trabalho de fiscalização, que busca garantir a segurança e a ordem nos espaços públicos”, afirmou.
Confira abaixo a nota da Semop:
Na tarde desta quinta-feira (09), um ambulante irregular, conhecido por abordar de forma insistente turistas e transeuntes no calçadão da Barra para alugar mesas, cadeiras e sombreiros na área da praia de forma clandestina, atacou fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e depredou um veículo oficial da secretaria. Durante o ataque, os fiscais estavam dentro do carro e correram risco de ferimentos.
O episódio ocorreu durante uma operação de fiscalização voltada para organizar o fluxo de pessoas e combater irregularidades no comércio local. Revoltado com a ação, o ambulante arremessou pedras contra o veículo oficial, danificando-o, e ainda agrediu verbal e fisicamente os agentes. Diante da gravidade da situação, os fiscais registraram o caso na 1ª Delegacia Territorial (Barra), sob o número de boletim de ocorrência 22260.
O secretário da Semop, Alexandre Tinoco, destacou a gravidade do ataque. “Não é apenas vandalismo. Trata-se de uma tentativa de intimidação ao trabalho de fiscalização, que busca garantir a segurança e a ordem nos espaços públicos”, afirmou. Ele garantiu que as medidas legais estão sendo tomadas para que o responsável seja punido.
A Prefeitura de Salvador repudiou o ato e reforçou que a organização do comércio informal é essencial para assegurar o uso adequado e seguro dos espaços públicos. O município segue investindo em diálogo e capacitação para ambulantes que desejam regularizar suas atividades, mas enfatizou que ações violentas como esta não serão toleradas.
A Semop reafirma seu compromisso com a segurança e a ordem, garantindo que o trabalho de fiscalização continuará sendo realizado com rigor para preservar o direito de todos.