Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Alunos da Bahia assistem 'Ainda Estou Aqui' de graça

As exibições começaram na quarta-feira (19) no Cine Glauber Rocha

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 20 de fevereiro de 2025 às 09:13

Alunos assistiram filme no Glauber Rocha
Alunos assistiram filme no Glauber Rocha Crédito: Memo Soul

Mais de oito mil estudantes da rede estadual de ensino da Bahia estão participando de sessões gratuitas do filme "Ainda estou aqui". O longa, que concorre ao Oscar nas categorias Melhor Filme, Atriz (Fernanda Torres) e Filme Internacional, está sendo exibido para estudantes do Ensino Médio Regular, Turno Noturno e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com 3.200 alunos da capital e 5.500 do interior. A ação é promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) em parceria com a Fundação Pedro Calmon.

As exibições começaram na quarta-feira (19) no Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, em Salvador, e contaram com a presença de 790 estudantes de dez escolas de Salvador e Lauro de Freitas. Após cada sessão, atividades pedagógicas relacionadas ao conteúdo do filme são realizadas nas escolas, incentivando a reflexão sobre o tema abordado.

Para a professora Maihara Marques, que ensina História, a sessão foi uma oportunidade de ampliar os horizontes do conhecimento. “O cinema nos permite explorar outros espaços além da sala de aula. O filme aborda um tema histórico fundamental sobre a luta por democracia. Farei uma roda de conversa sobre a ditadura civil-militar para discutir o período de negação de direitos”, explicou.

Thiago Gabriel Vidal, de 18 anos, estudante do 9º ano da EJA no Colégio Estadual Euricles de Matos, em Salvador, teve uma experiência marcante com o filme. “Na primeira vez que vi, assisti com meu pai. Hoje, vi com uma nova perspectiva e me impactei com a perseguição do exército aos políticos e estrangeiros vulneráveis da época”, contou.

O filme "Ainda estou aqui", baseado no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva e dirigido por Walter Salles, retrata o desaparecimento e assassinato do ex-deputado e engenheiro Rubens Paiva durante a ditadura militar. A produção recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e garantiu o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama para Fernanda Torres. 

No interior, o filme também está sendo exibido em praças cinematográficas de oito municípios em diferentes regiões do estado, como Sisal, Extremo Sul e Recôncavo, entre outros.

Além disso, o livro "Ainda estou aqui", que inspirou o filme, será incorporado ao acervo das bibliotecas das escolas estaduais.