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Alunos baianos que fizeram redação com mesmo tema do Enem comemoram: 'Tirei um peso das costas'

Estudantes de escola pública de Cipó escreveram texto três dias antes da prova

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 7 de novembro de 2024 às 14:10

Além de acertar o tema, professora fez projeto sobre valorização da cultura afro na escola
Além de acertar o tema, professora fez projeto sobre valorização da cultura afro na escola Crédito: Reprodução

Os alunos da professora Maria Ivone das Neves do Santos, que acertou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na véspera da prova, estão confiantes com seus desempenhos. Além de terem feito um texto similar três dias antes do exame, os estudantes do 3º ano no Ensino Médio participaram de um projeto sobre valorização da cultura afro neste ano. Na cidade de Cipó, no nordeste baiano, eles aplaudiram de pé a professora. 

"Ao ver o tema da redação, eu, automaticamente, lembrei da professora. Ela aborda tanto o antirracismo e a importância da cultura afro que já associamos ela a esse tema", conta a aluna Clara Vitória, de 16 anos. A jovem diz que ficou feliz quando viu o tema da redação do Enem, no domingo (3). "A redação da véspera foi bem semelhante mesmo", revela.

"Desafios para a valorização da herança africana no Brasil" foi o tema proposto no Enem. Durante este ano letivo, a professora Maria Ivone criou o Projeto Interdisciplinar Afro-brasileiro: Possibilidades de uma Educação Antirracista. O principal objetivo é conscientizar os alunos sobre letramento racial.

Os estudantes assistiram ao filme Pantera Negra, leram obras de autores negros e conheceram influenciadores que falam sobre questões raciais. Todas as atividades aconteceram no Colégio Estadual de Tempo Integral Águas Termais de Cipó

O repertório cultural serviu de inspiração para a redação, como conta o estudante Lucas Macedo, 17. "O projeto como um todo foi de grandíssima ajuda. Nos ajudou a construir um olhar crítico em relação aos preconceitos vigentes em nossa sociedade, e consequentemente, serviu para argumentar em cima do tema proposto pelo Enem", comemora. Clara e Lucas acreditam que tenham se dado bem na prova. 

"Na vida não temos certeza de nada, porém, por conhecer a estrutura básica da redação e por ter domínio sobre o tema, acredito que tenha ido bem", diz o aluno. Na edição do ano passado do Enem, apenas quatro estudantes de escolas públicas brasileiras tiraram nota máxima na redação. Os alunos de Cipó parecem estar mais pertos de conseguirem esse feito. 

No próximo dia 19, véspera da data em que é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, os alunos vão apresentar os produtos criados durante o projeto da professora Maria Ivone.

"A culminância vai ter apresentações de dança, teatro, jogos, sarau e exposição fotográfica", conta a docente. O projeto inclui ainda um desfile afrofuturista em que os modelos serão os estudantes. Os alunos do 3º ano do Ensino Médio colaram banners no colégio divulgando o evento e também passaram nas salas de aula para convidar os colegas.