Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

ACM Neto defende união de oposição por candidato único contra o PT: 'É o ideal'

Ex-prefeito de Salvador falou do assunto durante lançamento da pré-candidatura de Ronaldo Caiado

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Foto do(a) author(a) Rodrigo Daniel Silva
  • Carol Neves

  • Rodrigo Daniel Silva

Publicado em 4 de abril de 2025 às 11:45

ACM Neto
ACM Neto Crédito: Reprodução

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) afirmou nesta sexta-feira (4), durante o lançamento da candidatura de Ronaldo Caiado (União Brasil) à Presidência da República, que o ideal para 2026 será que a oposição ao governo Lula se una em torno de um único nome. 

"Eu acho que o ideal é que haja uma unificação de todos os projetos que fazem oposição ao PT e ao governo do presidente Lula. Esse é o ideal. Isso será possível? Não sabemos. Está muito cedo, ainda tem muita coisa para acontecer, muita água para correr debaixo dessa ponte. E a gente, na hora certa, vai ver se existe espaço para todo mundo sentar à mesma mesa e aí, é claro, tentar construir um projeto conjunto", avaliou. " Eu acho que lá adiante terá que haver, se o ambiente for propício a uma aliança, terá que haver um entendimento em torno do nome que for mais forte, mais competitivo, que reunir as melhores condições. Mas isso tudo é para o futuro".

Ele defendeu a candidatura de Caiado e disse que agora é o primeiro passo de um caminho para buscar criar um consenso em torno do governo. "Eu acho que Caiado agora dá um primeiro passo com o intuito de se viabilizar, de ganhar musculatura, de ganhar projeção nacional. Se essa movimentação dele, a caminhada dele der certo, ele poderá ser o candidato a presidente", afirmou. "Hoje Caiado dá aqui a sua largada para dialogar com o Brasil para conversar com os brasileiros". 

Questionado sobre a possibilidade de junção do União Brasil com o partido Progressistas, ele disse que esse tema será discutido na hora certa, mas vê com bons olhos. "Nós estamos conversando com Progressistas, isso é de conhecimento de todos (...) Agora, tudo isso tem que ser dialogado e, ao fim, os dois partidos vão decidir se caminham juntos e se marcham juntos.", disse, afirmando que a pauta será retomada no momento certo. 

Neto lembrou que sempre foi um defensor da junção de partidos. "Eu, particularmente, enxerguei lá atrás essa necessidade de agregação de partidos, quando propus, à época, como presidente do Democratas, a fusão com o PSL, criamos União Brasil. Eu acho que esse movimento é inevitável e é bom para a democracia, é bom para a atuação do Congresso Nacional, é bom para quem governa. Então, eu sou um defensor dessa agregação de partidos, acho que a federação pode ser uma boa solução, mas nós não estamos tratando dela nesse momento, porque hoje o foco e a prioridade aqui é o evento em torno do governador Ronaldo Caiado", destacou.