Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Alô Alô Bahia
Publicado em 26 de setembro de 2023 às 14:02
O ex-prefeito de Salvador e secretário-geral do União Brasil, ACM Neto, reuniu a imprensa, nesta terça-feira (26) - pela primeira vez de forma coletiva desde as Eleições de 2022. O político baiano falou sobre as ações da Fundação índigo – da qual é presidente -, especialmente um projeto piloto que pretende debater e analisar o futuro a partir de ações criativas para problemas globais.
Intitulado de “Caminhos Inovadores - Conversas e Reflexões sobre o Futuro”, o projeto vai ser realizado de forma experimental na Bahia. Até novembro deste ano, cinco cidades do estado receberão a iniciativa: Feira de Santana (28/9), Alagoinhas (5/10), Barreiras (19/10), Ilhéus (8/11) e Salvador (30/11).
A primeira edição, em Feira de Santana, será a partir das 18h, no Olimpo Eventos. As palestras serão focadas em temas como sustentabilidade, práticas ESG, democracia e o futuro da saúde pública do país. O ex-ministro da Sáude, Luiz Henrique Mandetta, será um dos palestrantes. Além dele, estarão presentes a jornalista Christiane Pelajo, o produtor musical e publicitário PC Bernardes, a CEO da empresa AGANJU, Leana Mattei, e a CEO e Partner da Nossa Praia, Dilma Campos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.caminhosinovdores.com.br.
ACM Neto ressaltou que o momento tem o objetivo de proporcionar aos participantes troca de aprendizado com foco na escuta dos problemas vividos pela população em cada cidade, distanciando do debate político: “Não queremos e não vamos misturar com a agenda política-eleitoral. Os políticos podem estar presentes, mas o objetivo principal é discutir temas relacionados às pessoas, aos negócios, à ciência e ao mundo”, disse o ex-prefeito, que apontou ainda que não irá tratar sobre postular cargos antes de 2025.
Formação de novos líderes
Ainda neste ano, o projeto será realizado em outras cidades brasileiras, como Curitiba, São Paulo e Aracajú. Os encontros terão parcerias com instituições de ensino e a RenovaBR, iniciativa de renovação política idealizada pelo empreendedor e investidor Eduardo Mufarej. Para 2024, a Fundação índigo deve anunciar detalhes sobre uma escola para formação de jovens líderes.
Segundo Neto, os encontros na Bahia este ano e todos os projetos da Fundação índigo seguem o principal objetivo de preparar novos líderes políticos, gestores públicos e cidadãos capazes de exercer uma visão crítica da sociedade. “Não vamos ter amarras com ideologias, muito pelo contrário. Não queremos identificar somente jovens que estão dentro, por exemplo, de movimentos nossos, como o União Brasil Jovem”, destacou Neto.
Durante a coletiva, o ex-prefeito de Salvador também ressaltou, ao ser questionado, novos nomes da política baiana, como Luiz Eduardo Magalhães Guinle, neto do falecido deputado Luís Eduardo Magalhães: “Espero que ele tenha oportunidade de mostrar o seu talento e vocação para a vida pública”.
Neto ainda completou que a Fundação índigo, que é uma estrutura partidária de capacitação, estudos e pesquisas sobre políticas públicas e governança do União Brasil, tem a missão de “dar oportunidades a quem não tem sobrenome ou formação familiar de ingressar na vida pública”.