ABI lança a 5ª edição da Revista Memória da Imprensa neste sábado (28)

Lançamento é gratuito e aberto ao público

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2024 às 07:30

Associação Bahiana de Imprensa (ABI) realiza neste sábado (28) o lançamento da quinta edição da Revista Memória da Imprensa, Crédito: Shutterstock

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) realiza neste sábado (28) o lançamento da quinta edição da Revista Memória da Imprensa, com discussões, homenagens e música ao vivo. A publicação, que se dedica a homenagear profissionais da imprensa baiana, traz entrevistas com Fernando Vita, Tasso Franco, Cristóvão Rodrigues, Heloísa Sampaio e Raimundo Machado, um ensaio fotográfico e artigos sobre o combate à desinformação.

“Publicamos histórias de vidas fantásticas, através de pesquisas, entrevistas e isso nos consome muito tempo e energia criativa. Por que não fazermos o mesmo com jornalistas e radialistas, se sabemos das coisas incomuns, aventuras e perigos vividos por quem tem por ofício a dor e a delícia de contar histórias?”, diz o jornalista Ernesto Marques, presidente da ABI.

A programação terá um debate sobre desinformação em tempos de algoritmos e inteligência artificial, com as participações do cientista de dados Leonardo Nascimento, a especialista em jornalismo científico e tecnológico Mariana Alcântara e a advogada Luciana Marques. Uma jam musical formada por jornalistas ainda comanda um tributo ao jornalista Jorge Ramos, falecido em abril. Também haverá uma roda de conversa com os cinco entrevistados da edição. 

“Este número 5 é um convite à reflexão. Fechamos a edição no auge do enfrentamento do Judiciário brasileiro contra empresas abertamente determinadas a se sobrepor aos estados nacionais. Ao mesmo tempo, o uso de ferramentas de inteligência artificial e o manejo solerte dos algoritmos transformam desinformação em negócio, assassinando reputações e virando o sistema eleitoral de ponta-cabeça”, afirma.

Como parte da agenda dos 94 anos da ABI, comemorados em agosto, o evento gratuito e aberto ao público acontece a partir das 9h30, no Auditório Samuel Celestino, 8º andar da ABI, na Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador. 

Revista dá destaque aos trabalhos de jornalistas no estado Crédito: Divulgação