Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

500 usuários de patinetes elétricos são bloqueados em Salvador; entenda

Medida foi anunciada pela Secretaria Municipal de Mobilidade

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 30 de março de 2025 às 15:25

Patinetes elétricos chegam em Salvador
Patinetes elétricos chegam em Salvador Crédito: Ascom Semob

Entre janeiro deste ano até o último sábado (29), 500 contas de usuários de patinetes elétricos foram bloqueadas em Salvador. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), as punições foram aplicadas para pessoas que utilizaram os equipamentos indevidamente. 

Entre os principais flagrantes estão: deslocamento com mais de uma pessoa por patinete e adultos que liberaram os equipamentos para menores de idade utilizarem. As ações de fiscalização são realizadas pela empresa JET e têm o acompanhamento diário de técnicos da pasta. 

Atualmente, Salvador conta com quase 70 mil usuários cadastrados na plataforma, com uma média de 25 mil viagens realizadas por semana. Apesar do uso crescente do modal, a Semob destaca a importância da segurança e do respeito às normas. 

A proposta de regulamentação definitiva do serviço, construída de forma integrada entre a Semob e outros órgãos do município, está em fase final de elaboração. 

Na noite de sábado (29), um novo acidente com patinete elétrico foi registrado na orla de Salvador, nas proximidades do Morro do Cristo, na Barra. Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver uma mulher deitada no chão, rodeada por populares, enquanto aguarda os primeiros atendimentos. Ao menos dois acidentes graves foram registrados entre janeiro e março na capital baiana. 

Em nota, a Semob informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para prestar os primeiros socorros. "A usuária que aparece nas imagens exibidas pela reportagem estava utilizando o patinete de forma indevida, estando acompanhada de uma criança em cima do equipamento, o que é expressamente proibido pelas regras de uso", diz a pasta. 

A discussão sobre o uso de patinetes elétricos em Salvador ganhou força nos últimos meses. Em janeiro, o aluguel dos veículos começou a funcionar entre a orla da Barra e Boca do Rio.

O assunto foi parar na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), onde um projeto de lei quer tornar obrigatório o fornecimento de capacetes. A medida tem o objetivo de tornar os passeios mais seguros para os usuários e transeuntes. Neste mês, Thaís Lima, 29, foi atropelada por um patinete em Piatã e quase quebrou o braço.