Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Tharsila Prates
Publicado em 27 de janeiro de 2025 às 18:40
A Prefeitura de Salvador divulgou a marca do Carnaval 2025 em homenagem aos 40 anos da Axé Music. Desenvolvida pelo designer, ilustrador e publicitário Pedrinho da Rocha, responsável por importantes marcas de blocos, bandas e pela criação do abadá, em substituição às mortalhas, na década de 1990, a marca traz o conceito de 'movimento e energia'.>
As ilustrações irão representar a folia este ano em outdoors, painéis e anúncios, com cores vivas e traços autorais. “Eu busquei fazer uma marca que representasse movimento, pois eu acho que tem muito a ver com a Axé Music, e que tivesse uma combinação de cores que passasse essa energia que a música baiana permitiu não só para aqui, mas para o Brasil inteiro”, explicou.>
Pedrinho também imprimiu características do seu trabalho, através da produção de uma tipologia própria e da composição da arte. “Cada letra tem uma composição monocromática. O “a” da palavra axé, por exemplo, tem três tons de vermelho dentro; o “x” tem três tons de verde; o “m” da palavra music tem três tons de lilás. Isso aí dá até uma elegância na tipologia. Ao mesmo tempo que é carnavalesco, aí já é uma coisa mais minha, tem uma elegância, um charme. Cada letra é como se representasse uma fantasia que eu fiz, porque se eu pego a fantasia de um bloco, geralmente eu predomino uma cor só para dar conjunto ao bloco. Cada letra é como uma síntese do que eu fiz esses anos todos”, detalhou à prefeitura.>
Com 48 anos de atuação no Carnaval, Pedrinho relembra o início do axé. "Conheci essa galera toda. Acompanhei o início da carreira de Luiz Caldas, que ensaiou em meu ateliê em 1983. Luiz foi o artista que deu esse start no que as pessoas chamam de Axé. Chiclete já tocava, Gerônimo, Cheiro, Luiz Muritiba. Então, é um coroamento do meu trabalho e eu me sinto muito honrado e agradecido”, contou o designer.>
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, destaca que a marca do Carnaval, este ano, não poderia deixar de ser uma homenagem aos 40 anos de Axé Music e das contribuições do gênero para o Carnaval de Salvador neste período. “A marca tem muito movimento, muita energia, muita cor e representa muito bem a alegria, a descontração e a energia que o Carnaval de Salvador emite para o Brasil e para o mundo”.
>
A secretária de Comunicação da Prefeitura, Renata Vidal, afirma que a marca do Carnaval tem duas importâncias enormes. “Primeiro que, como toda marca, ela tem que trazer um DNA, contar uma história, dizer o que ela representa. Não é simplesmente uma marca gráfica, ela traz uma identidade e uma representação. Imagine a responsabilidade quando se fala de um Carnaval de Salvador, da importância da concepção dessa marca do ponto de vista representativo”, ressalta.>