Programação do desfile de 2 de julho é anunciada pela Prefeitura de Salvador

Cortejo inicia às 09h no Largo da Lapinha; programação vai até o final da tarde

  • Foto do(a) author(a) Gilberto Barbosa
  • Gilberto Barbosa

Publicado em 18 de junho de 2024 às 21:40

Prefeito Bruno Reis fez anúncio sobre a programação do 2 de Julho em Salvador
Prefeito Bruno Reis fez anúncio sobre a programação do 2 de Julho em Salvador Crédito: Ana Lúcia Albuquerque/CORREIO

A Prefeitura de Salvador anunciou, na tarde desta terça-feira (18), as atrações do Cortejo Cívico, em celebração ao 2 de Julho, data que marca a Independência da Bahia. A programação foi apresentada num evento realizado no Espaço Cultural da Barroquinha.

A 201ª celebração da Independência da Bahia contará com oito dias de atividades em celebração a expulsão das tropas portuguesas do território baiano. Como manda a tradição, a festa contará com o desfile cívico, além de concursos de fachadas, de fanfarras pelo percurso e trará como tema “2 de Julho: Povo Independente”.

“Essa é a principal data do nosso estado e quando se enaltece, valoriza, reconhece a história, se transmite um legado de orgulho e pertencimento para as gerações presentes e futuras. Temos que estimular amor por essa data e orgulho da nossa terra”, afirmou o prefeito de Salvador, Bruno Reis.

O presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM) Fernando Guerreiro enfatiza a importância da data para os soteropolitanos. “É a festa mais importante de Salvador, porque ela consegue ser uma festa cívica, religiosa e pagã, simultaneamente. Isso não existe lugar nenhum. Nesse ano, o 2 de Julho completa 201 anos, então, começaremos a comemoração reforçando a força do povo nessa data”, disse.

“O cortejo ao 2 de julho é a maior festa cívica do Brasil, tem uma importância gigantesca para a cidade de Salvador e estamos fazendo uma festa popular, representativa, que leva muita gente para as ruas. Vamos fortalecer a identidade e a história desse evento”, garantiu o secretário municipal de cultura Pedro Tourinho.

Festa cívica

A programação começa às 06h, com a Alvorada e a queima de fogos no Largo da Lapinha. Às 07h, será realizada a cerimônia cívica, com o hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional, seguido pela colocação de flores no monumento do General Labatut, realizado pelas autoridades presentes, às 8h10. Depois, será a vez da entrega dos carros emblemáticos dos caboclos e a execução do Hino ao 2 de Julho.

O Desfile Cívico está marcado para às 09h, com o cortejo saindo do Largo da Lapinha, em direção ao Largo Terreiro de Jesus. Participam da cerimônia os Caboclos de Itaparica, Museu Vivo na Cidade e Fanfarras Municipais, Estaduais e da Região Metropolitana de Salvador. Ao longo do percurso, será possível ver a decoração das casas participantes da segunda edição do Concurso de Fachadas, realizado pela prefeitura.

Ainda pela manhã, será feita a homenagem aos Heróis da Independência, da Ordem Terceira do Carmo e a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Ao final da manhã, haverá o recolhimento dos carros emblemáticos dos caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza.

Às 13h30, o cortejo desfilará pela Avenida Sete de Setembro, com o Concurso de Fanfarras e Balizas, às 14h. Em seguida, uma cerimônia cívica está prevista para o 2º Distrito Naval, às 15h.

Os carros dos caboclos chegam ao Largo do Campo Grande por volta das 16h, seguido pelo hasteamento das bandeiras por autoridades, execução do Hino Nacional, deposição de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho e o acendimento da Pira do Fogo Simbólico por um atleta a ser escolhido.

O Hino ao 2 de julho encerrará as atividades do dia, no entanto, a programação se estenderá com o tradicional Encontro de Filarmônicas com Maestro Fred Dantas e participação da Banda de Música da Guarda Municipal, Filarmônica Ambiental de Camaçari, Filarmônica Ribeirinhos do Vale do São Francisco (Xique-Xique), Filarmônica Lyra Ceciliana (Cachoeira), Filarmônica Guerreiros do Sol (Dias D’Ávila) e Oficina de Frevos e Dobrados.

Pós-festa

O Largo do Campo Grande ficará movimentado nos dias 03 e 04 de julho. Na quarta-feira (3), o cantor Gerônimo Santana se apresenta junto com a Banda Mont Serrat, às 17h. Em seguida, será realizado o Baile da Independência, com apresentação da Orquestra do Maestro Fred Dantas e convidados. Na quinta (4), a cantora Mariene de Castro realiza um show especial no largo, às 19h. Antes, o Coral da Cidade abre os trabalhos às 17h.

A programação se encerra no dia 05, com a volta dos carros da Cabocla e do Caboclo, do Campo Grande para o Pavilhão da Lapinha, com a participação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, a partir das 18h. Na praça, também ocorre o último evento da celebração da Independência da Bahia: o Samba do Caboclo, com previsão de início para às 20h.

*Com orientação da subeditora Fernanda Varela