14 municípios da Bahia decretam estado de emergência devido a fortes chuvas

Ao todo, estão quase cinco mil desalojados, quatro óbitos e mais de dois mil desabrigados

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2024 às 20:25

Chuva em Ilhéus provoca alagamentos e falta de energia
Chuva em Ilhéus provocou alagamentos e falta de energia Crédito: Reprodução

Nesta segunda-feira (29), a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), divulgou os números de desabrigados e desalojados entre os municípios atingidos pelas fortes chuvas. Devido ao quadro climático, 14 municípios decretaram estado de emergência.

Segundo informações reunidas pela Sudec com as prefeituras, são 4.877 desalojados e 2.320 desabrigados. Também foram registrados quatro óbitos, sendo dois na BA-242, em Castro Alves, e os dois últimos em Aporá e Wanderley.

Os municípios mais atingidos pelas chuvas, que decretaram estado emergencial, foram: Dário Meira, Cotegipe, Ilhéus, Medeiros Neto, Ibicuí, Anagé, Muquém de São Francisco, Iguaí, Quijingue, Wanderley, Jaguaquara, Ubaíra, Saubara e Milagres.

O Governo estadual acionou uma força-tarefa emergencial para atuar nos municípios, onde reparos em estradas e a entrega de alimentos, água potável, medicamentos e ambulâncias estão sendo realizadas. A Defesa Civil do Estado está atuando em Mutuípe, Medeiros Neto, Ilhéus, Muquém do São Francisco, Wanderley e Cotegipe, onde já entregou 33 toneladas de alimentos, 5.500 litros de água, 650 colchões, 650 lençóis, mil kits de higiene pessoal e 200 kits de limpeza.