Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 22 de agosto de 2024 às 15:58
Doze pessoas foram indiciadas por estelionato, receptação simples, receptação qualificada e associação criminosa em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, nesta quinta-feira (22). A Polícia Civil da Bahia concluiu as investigações de 14 inquéritos relacionados a utilização de fraudes na compra de eletroeletrônicos e outros itens em uma loja de departamentos do município.
De acordo com os agentes, cartões clonados realizaram compras que causaram um prejuízo de R$ 61.241,15. As compras ocorreram nos dias 12 e 13 deste ano. Até o momento, os policiais recuperaram três TVs, dois celulares, cinco caixas de som, um perfume, uma mochila e uma furadeira, contabilizando R$ 28.437,89. Todos os itens recuperados já foram restituídos às vítimas.
O titular da 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, delegado Paulo Henrique de Oliveira, detalhou a conclusão dos inquéritos. "Ao todo foram feitos 29 indiciamentos por estelionato, seis por receptação simples, 16 por receptação qualificada e 11 por associação criminosa. Os investigados respondem em liberdade e qualquer novo crime praticado por eles a partir dessa data terá pedido de prisão por parte da Polícia Civil. Todos os 14 inquéritos foram concluídos e remetidos ao Poder Judiciário", disse.
A investigação, realizada com o apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT), dispôs de 59 oitivas de pessoas, análise das câmeras de segurança da loja e utilização de recursos tecnológicos.
A Polícia Civil destaca que a apresentação da nota fiscal é a maneira mais segura de saber a procedência de um eletroeletrônico novo. Além disso, os policiais alertam que quem compra e utiliza cartões clonados responderá, pelo menos, o crime de estelionato.