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Portal Edicase
Publicado em 5 de abril de 2024 às 21:24
O WhatsApp tem se destacado como uma ferramenta poderosa para impulsionar as vendas de empresas de diversos segmentos. Sua praticidade e alcance global proporcionam uma comunicação direta e instantânea com os clientes, fortalecendo o relacionamento com o público-alvo.
Por meio do aplicativo, as empresas também podem oferecer um atendimento personalizado e ágil, respondendo às dúvidas dos clientes, fornecendo informações sobre produtos e serviços e até mesmo realizando vendas.
“[O WhatsApp] pode ser um grande aliado das empresas em dois importantes momentos: na gestão de relacionamento com os clientes e na promoção de vendas de produtos/serviços pela rede”, explica Randes Enes, consultor de empresas. Segundo ele, é necessário ter consistência na comunicação e estar alinhado com outros canais de comunicação.
A seguir, confira as dicas do especialista para melhorar as suas vendas no WhatsApp:
O cliente deve permitir o envio das mensagens quando informar o número de telefone no cadastro do site ou pessoalmente.
Não utilize mensagens de vendas em grupos. Essa ação não é bem-vista pelo cliente, pois ele não se sente exclusivo. Além disso, esse ato pode lotar a caixa com mensagens que não são relevantes para ele.
Envie uma mensagem individual para cada cliente quando quiser realizar uma promoção ou venda do seu produto/serviço . Existem softwares de CRM (Customer Relationship Management), ou gestão de relacionamentos com o cliente, que já possibilitam o envio deste tipo de mensagem para a base de clientes.
As mensagens devem ter um motivo para o envio: uma promoção, o lançamento de um produto, um evento, reforço de imagem institucional, feedback sobre uma assistência técnica, atendimento pós-vendas, entre outros.
Toda mensagem tem que seguir as regras básicas da “netiqueta”, ou seja, começar o texto com uma saudação informal, mas sem tratamento íntimo. Expressões como “florzinha”, “querido”, “amorzinho”, gírias e termos muito técnicos devem ser abolidas. Escrever sem erros ortográficos e utilizar letras maiúsculas com parcimônia.
Mensagens diárias ou semanais representam riscos, pois rapidamente o cliente pode bloquear ou denunciar como spam. Por isso, é importante criar motivos e objetivos de marketing, que estimularão o cliente a saber mais sobre o que está acontecendo. A frequência ideal é a cada 15 dias ou quando ocorrer uma interação ativa, isto é, quando o cliente entrou em contato com a marca por iniciativa própria.
Mantenha um catálogo atualizado dos seus produtos ou serviços para compartilhar facilmente com os clientes interessados. Utilize fotos de alta qualidade e descrições claras.
Esteja sempre disponível para responder às mensagens dos clientes de forma rápida e eficiente. Isso demonstra comprometimento e ajuda a fechar vendas mais rapidamente.