Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Portal Edicase
Publicado em 6 de maio de 2024 às 12:28
O Dia das Mães é a segunda data mais importante para as vendas nos comércios, perdendo apenas para o Natal em volume de negócios. Uma pesquisa do Opinion Box aponta que, para este ano, 77% dos entrevistados pretendem presentear nesta data comemorativa e 11% dessas pessoas planejam gastar mais de R$ 400,00 em suas compras.
O estudo também mostra aqueles que buscam por produtos, serviços e promoções a partir de meios digitais e físicos: 42% em sites /e-commerce , 33% em lojas físicas, 32% em sites de pesquisa, 26% no Instagram e 24% nos aplicativos das lojas, reforçando a importância da convergência entre canais.
Para alavancar as vendas , é necessário um planejamento bem executado, alinhado com o propósito da marca e o público-alvo. “Por mais bem-intencionado que seja, o marketing da ‘mãe de todos’ irrita e afasta o público, especialmente porque resulta no que os destinatários desejam evitar: um feed cheio de conteúdos genéricos, com imagens de modelos e bebês perfeitos”, “, comenta Gabriel Dias, especialista em marketing e sócio da Agência Koko
Segundo ele, o marketing das empresas pode ir além do senso comum. “A maior parte do trabalho, como profissionais de marketing, está focada no futuro — prevendo, transformando os negócios para ter sucesso e ajudando os clientes a resolverem seus desafios esperados”, comenta Gabriel Dias, especialista em marketing e sócio da Agência Koko.
O especialista orienta que a resposta mais simples e objetiva para os posts do Dia das Mães é: conversar e cativar o público. “Considere a emotividade do conteúdo para convencer as pessoas a se envolverem com a marca. O receptor leva apenas 10 segundos para formar uma impressão, então há muito pouco espaço para erros quando se trata de chamar a atenção do seguidor. Nesse curto período, os leitores não conseguem formar uma opinião lógica sobre uma marca. Mas eles podem ter uma reação emocional”, comenta.
Pensando nisso, o sócio da Agência Koko lista cinco dicas de como gerar emoções nos posts a fim de destacar o negócio diante da concorrência e aumentar as vendas nas semanas que antecedem essa data comemorativa. Confira!
Ouça o que eles têm a dizer, em vez de assumir o que querem ouvir.
Evite usar linguagem que possa ser percebida como inadequada ou fora de contato com suas experiências de vida.
Prepare suas operações de marketing para permitir conteúdo atencioso e emocional.
Personalizar as informações que você fornece ajudará a fechar uma lacuna de empatia. Fazer com que eles se sintam mais ouvidos e compreendidos constrói maior confiança em seu negócio.
Comece com algo que você já sabe que seu público acha familiar e reconfortante, como trazer uma “mãe” que trabalha na marca. Adicione seu ângulo de criação e leve o público em uma jornada que eles não estavam esperando.
Além disso, Gabriel Dias enfatiza a importância do storytelling para a criação de conteúdo para as redes sociais. “Contar histórias é visto como algo efêmero, mas isso não é verdade. Como seres humanos, somos programados para contar e ouvir histórias. Eles fazem parte de quem somos. É como evoluímos para entender nosso lugar no mundo antes de termos a linguagem escrita ou como passamos lições para conseguir alimentos. Quando as histórias decolam, sua influência coletiva estabelece padrões culturais”, comenta o especialista.
Um criador de conteúdo habilidoso precisa conhecer as pessoas que deseja alcançar. É necessário conhecer e usar o jargão deles para verem a marca como “um de nós”, e não um intruso empurrando propaganda.
Entenda o que há de único na perspectiva e personalidade da sua marca . Certifique-se de que isso apareça em suas escolhas de material de origem e na maneira como você as retrabalha.
Por exemplo, se sua marca é conhecida por seu senso de humor, traduza as principais situações que as mães passam na sua loja, com seu produto ou serviço em uma narrativa que aproxime usando o conceito de POV ( point of view ). Ou seja, crie conteúdos e vídeos curtos que mostram uma situação do ponto de vista de quem filma.
Por Carla Osada