Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Portal Edicase
Publicado em 17 de abril de 2024 às 16:25
A castração de cachorros e gatos contribui para a promoção da saúde, segurança e do bem-estar dos animais, além de beneficiar a sociedade como um todo. É um procedimento cirúrgico, feito por um veterinário, para remover os órgãos reprodutores, como os ovários e o útero em fêmeas e os testículos em machos.
“A castração só traz benefícios para o animal. É feita com o animal sob anestesia geral inalatória. Em fêmeas, fazemos um pequeno corte no abdômen. Em machos, é feito um corte pequeno na base do pênis”, explica a veterinária Ana Carolina Teixeira Ibelli. Além disso, ela garante que esse tipo de procedimento é rápido. “Em machos, a cirurgia demora em média 10 minutos e, nas fêmeas, 30 minutos”, afirma a profissional.
A seguir, confira 7 bons motivos para castrar cachorros e gatos!
A castração se trata de uma excelente maneira de controlar a superpopulação de animais, uma vez que reduz a quantidade de filhotes indesejados que, muitas vezes, vão parar em abrigos ou vagam pelas ruas, sujeitos à negligência e ao sofrimento.
A castração é uma maneira eficaz de evitar doenças reprodutivas, como tumores mamários em fêmeas e câncer de testículo em machos, o que melhora a qualidade de vida e aumenta a longevidade dos animais.
Geralmente, cães e gatos castrados tendem a ser mais calmos e a exibir menos comportamentos indesejados relacionados com o cio, como a marcação de território, agressividade e constante necessidade de acasalamento.
Além de diminuir as chances de doenças reprodutivas, a castração também pode reduzir o risco de certos problemas de saúde , como infecções uterinas e hérnias perineais em fêmeas, além de prevenir o aparecimento de doenças sexualmente transmissíveis.
“Os animais não precisam ter libido sexual como os humanos, e o excesso de hormônios pode acarretar diversas doenças, como infecção de útero, tumores de mama, problemas dermatológicos”, alerta Ana Carolina Teixeira Ibelli.
Animais não castrados exalam odores corporais mais fortes devido à produção de hormônios sexuais. Ainda, apresentam maior propensão a marcar território com urina, o que pode causar odores em casa.
Sem castração, cães e gatos podem ser excessivamente territorialistas e ter diferentes comportamentos em relação a outros animais da mesma espécie. Nesse sentido, a castração ajuda a promover relacionamentos pacíficos entre bichos de estimação e a reduzir conflitos por território.
Evitar gestações indesejadas e o cuidado com ninhadas não planejadas pode representar uma economia significativa de recursos financeiros e tempo para os tutores, além de reduzir a carga sobre os sistemas de abrigo e resgate de animais.