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Estúdio Correio
Gabriela Cruz
Publicado em 27 de dezembro de 2023 às 06:00
O especial Fatos e Cenários chega a sua 5ª edição trazendo uma questão: Você tem medo do futuro? A pergunta pode até parecer meio óbvia no primeiro momento, mas é pertinente justamente porque hoje estamos vivendo em um mundo que superou uma pandemia, que passa por mudanças climáticas e vive uma transição energética.
Como se não bastasse todas essas questões macro, estamos diante de um futuro sem cookies – e com mídia out-of-home de volta às ruas – e experimentando um retorno ao trabalho presencial acompanhado da popularização dos recursos de Inteligência Artificial. Esse é um mix do que vem acontecendo e moldando as tendências de comportamento, consumo e trabalho para os próximos anos.
Um cenário de imprevisibilidade e transformação que marcou a transição do mundo VUCA para uma nova era chamada de mundo BANI, que está em constante transformação. “Estamos no Século XXI e a esfera de poder já mudou 3 vezes! Em apenas 23 anos”, chama a atenção Alberto Roitman, um dos principais especialistas no país em comportamento humano nas organizações, personagem da entrevista ao lado.
Nesta era B (Brittle/Frágil) A (Ansioso) N (Não-linear) I (Incompreensível), convivemos com uma sociedade superexposta a informações e desinformações, acompanhada de um avanço tecnológico que borra os limites entre o mundo físico e digital. Mas apesar de o termo BANI remeter a “sintomas” da sociedade em que vivemos, ele não representa um determinismo para o futuro. Assim como o pesquisador e autor deste conceito, Jamais Cascio, acreditamos que este cenário é também um criador de oportunidades e de mudanças positivas, que movimenta empresas a buscarem soluções criativas para equilibrar não só as relações de trabalho como também as relações de consumo.
Este é o momento de aprender a lidar com transformações, propor novas formas de viver e desatar nós criados em dois anos de pandemia. “O futuro é de quem sabe navegar no caos e fica confortável nele”, disse o futurista brasileiro Luiz Candreva em sua participação no Agenda Bahia, evento realizado pelo Jornal CORREIO em 2022. O que esse cenário indica para a economia e para as relações sociais e o que podemos fazer para construir um futuro melhor você vai conferir nesta edição do Fatos e Cenários 2023.
Além de refletir sobre esta nova realidade, vamos te propor o exercício de prever o futuro sem bola de cristal. Para quem quer imergir nessa onda de previsões trouxemos algumas sugestões de livros, filmes e plataformas. Dá para ir ainda mais longe e acessar relatórios de tendências publicados todos os anos por empresas como Pinterest, Shutterstock e WGSN, que servem como norte; ou até mesmo fazer um curso com esse foco, como os de cool hunting, que ensinam a detectar o que logo mais vai estar em alta no mundo.
Pantone 2024
De uma coisa, com certeza, a gente já sabe: a cor que vai dominar 2024, pelo menos segundo o Instituto Pantone, que há 25 anos divulga sua escolha cerca de um mês antes do Réveillon. O grupo de analistas da empresa seleciona uma tonalidade que resume o ano seguinte. A escolhida dessa vez é o Pantone 13-1023 Peach Fuzz, um pêssego pastel que traz como objetivo despertar “um sentimento de bondade e ternura, comunicando uma mensagem de carinho e partilha”, descreveu a marca.
“Ao buscar uma tonalidade que ecoa nosso desejo inato de proximidade e conexão, escolhemos uma cor radiante com calor e elegância moderna”, disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do Instituto de Cor da Pantone. “Uma tonalidade que une com facilidade o juvenil ao atemporal”, completou.
"Sempre espero a cor do ano Pantone para ser inspiração no branding de meus projetos próprios e de clientes. Estar em alinhamento com o tom gera engajamento, facilita o posicionamento da marca através do design e faz com que a mente criativa da gente, que é da área, pense em mil possibilidades para aplicar a cor em muitos lugares”, dá a dica a jornalista e produtora de conteúdo Alice Barbosa.
“As últimas duas, Viva Magenta (2023) e Very Peri (2022), eram da minha cartela de cores tanto pessoal, para roupas, quanto a de decoração e a das minhas marcas. Agora tenho um desafio grande com a Peach Fuzz, a cor para 2024: encaixá-la, de maneira harmônica, no branding do meu projeto esportivo, o Árbitros NBA, que usa azul e branco. Por isso, já estou pesquisando quais as cores que ficariam mais legais com esse tom do ano que vem”, relata. “Quem deve estar bem feliz é o pessoal de gastronomia; essa cor é perfeita para utensílios, papelaria e até para pratos. Quando vi pela primeira vez a Peach Fuzz, senti vontade de tomar um suco que fosse daquela cor, haha", completa.
Figital
Este ano, fizemos um caderno ainda mais interativo, oferecendo para você, leitor, uma experiência figital, unindo conteúdos no jornal impresso, no correio24horas, vídeos para redes sociais e até uma playlist no Spotify como sugestão para ser ouvida enquanto os conteúdos são degustados.
Clique nos links abaixo e confira todos os conteúdos do especial Fatos e Cenários:
Este conteúdo integra o projeto Fatos e Cenários, realização do Jornal CORREIO com patrocínio da Tronox e Unipar, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio da FIEB.
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.