Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Estúdio Correio
Publicado em 12 de novembro de 2024 às 20:07
O Carnaval de Salvador é lembrado pelos desfiles de trios elétricos, grandes artistas e, claro, pela forte participação popular. Agora, se tem uma figura importante, que não pode ser esquecida durante a folia baiana, é o vendedor ou a vendedora ambulante. Esses profissionais – cerca de 10.000, de acordo com a última estimativa feita pela prefeitura – se espalham pelos circuitos oficiais e ajudam no funcionamento da maior festa de rua do planeta.
Historicamente, a Ambev – maior empresa brasileira fabricante de bebidas – tem apoiado esses profissionais nas festas populares da Bahia e de todo o país. Além de realizar o credenciamento dos trabalhadores, a marca tem um trabalho reconhecido de treinamento, fornecimento de EPIs (isopor, guarda-sol, camisas, etc), estrutura e logística. Há também auxílio na coleta de resíduos: ao lado de parceiros, a companhia retirou das ruas mais de 175 toneladas de materiais recicláveis durante o Carnaval de 2023 – o valor equivale ao peso de quase sete aviões.
Wallace Ribeiro, gerente de Impacto Social da Ambev, ressalta que a Ambev realiza ações há pelo menos 10 anos com estes profissionais: “Temos uma participação no Carnaval de todo o país e tem muito tempo que a gente entendeu a importância do ambulante no evento, não só para a Ambev, mas também para sociedade”.
No último Carnaval, a Ambev impulsionou 45mil profissionais em todo o país. Somente na capital baiana foram cerca de R$ 3 milhões investidos. A quantia se dá por meio de uma série de auxílios para o ecossistema de profissionais que atua no comércio de rua e na coleta de resíduos durante os dias de festejo pelo Brasil.
“Salvador é um estado que apresenta muitas oportunidades para iniciativas de inclusão produtiva. A de Ambulantes, especificamente, está associada ao carnaval já que Salvador recebe uma das maiores festas do país. Como nossos produtos fazem parte da história do carnaval brasileiro, vimos a possibilidade de nos aproximar e gerar impacto para uma parte relevante do nosso ecossistema”, destaca o gerente de Impacto Social da Ambev.
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.